Educação Fundamental

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, Ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro."

Laboratório de Biologia

O Laboratório de Biologia do Colégio Anchieta é de primeira qualidade e funciona para despertar no aluno os sentidos de curiosidade que estimulem o seu espírito científico.

São seis bancadas com pia, uma estufa, duas centrífugas, uma capela para manuseio de substâncias químicas tóxicas, um computador. Vários microscópios - alguns de origem alemã, estão à disposição dos alunos para o aprendizado.

Há também uma diversidade de vidrarias, necessárias para as diferentes experiências ali realizadas. Uma televisão permite que parte das experiências, como as de microscopia, possam ser observadas por todos os alunos ao mesmo tempo. Além dos armários que guardam os diversos reagentes químicos utilizados nas aulas práticas, há também uma geladeira onde são armazenados materiais que estragam com mais facilidade.

O período que passam no laboratório é de grande aprendizado, e é comum ver o entusiasmo dos estudantes com as experiências em curso.

Laboratório de Física

O Laboratório de Física dispõe de experimentos e equipamentos novos, em sua maioria desenvolvidos por uma empresa gaúcha com sólida experiência no mercado nas áreas de termologia, mecânica, óptica, eletrostática, eletrodinâmica, electromagnetismo e fontes de energia renovável.

Há outros equipamentos desenvolvidos diretamente na escola, como os experimentos de óptica, trilhos de ar, quadros de circuitos elétricos, entre outros, que são elaborados especificamente em função das demandas de sala de aula.

Equipamentos alemães bastante antigos e utilizados por diversas personalidades ilustres, ex-alunos da escola, também fazem parte do acervo do Laboratório, e estão à disposição dos alunos. Muitos destes equipamentos funcionaram ou funcionam até o momento, como é o caso da bomba de vácuo e dos experimentos de baixa pressão, como campânula e hemisférios de Magdeburgo.

Laboratório de Química

O Laboratório de Química, conta com 12 bancadas, cada uma delas equipadas com dois bicos de saída de gás, duas tomadas, dois bicos com saída de água e também dois orifícios para descarte de materiais. O professor e seu auxiliar dispõem de uma bancada extra com tv e computador.

Uma série de equipamentos estão disponíveis: forno de calcinação, centrífuga, estufa, balança de precisão, aparelho de destilação, capela de exaustão e uma sala de preparo - de uso restrito ao professor e seu auxiliar, onde ficam armazenadas todas as substâncias usadas nas práticas de aula.

O espaço atende, de forma geral, aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e  1º e 2º séries do Ensino Médio, tendo como prioridade abordar temas atuais e assuntos que foram ministrados em sala de aula. Os alunos aprendem os processos químicos de maneira prática e participativa.

Laboratório Informática

Laboratório de