Espaço Biblioteca: Aliado do Processo Ensino-Aprendizagem aqui do Anchieta

ESPAÇO BIBLIOTECA: ALIADO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A Biblioteca Escolar deve se apresentar sempre como importante aliada da escola, dos professores e dos alunos, porque é instrumento auxiliar imprescindível no processo ensino-aprendizagem. As primeiras bibliotecas escolares no Brasil nasceram em Colégios Religiosos, sendo os jesuítas os maiores responsáveis pelos livros disponíveis no país e que atendiam não só os padres ou alunos e sim qualquer cidadão que buscasse aquele serviço. A (o) bibliotecária (o), por sua vez, deve também participar da construção da Proposta Pedagógica da Escola e estar presente nas Reuniões Pedagógicas, como também desenvolver atividades diversificadas baseadas no plano docente, o que contribui para a ampliação e o aprimoramento da prática pedagógica. A leitura é a estratégia eficaz no processo de ensino-aprendizagem, sendo praticada pelos alunos de diversas formas e métodos. É possível orientá-la de maneira que a expanda muito além das notas das aulas: sublinhando pontos importantes de um texto, monitorando a compreensão na hora de ler, empregando técnicas de memorização, elaborando resumos, planejando e estabelecendo metas, entre outras. Tudo isso favorece o desenvolvimento da leitura de maneira produtiva e a consequente formação do aluno leitor. Para gostar de ler, é preciso ler bem. E para ler bem, é necessário ter diante de si bons materiais de leitura e situações que favoreçam um trabalho ativo de construção do sentido do texto. É preciso também lembrar que ler exige vontade, tempo, solidão, concentração e coloca em jogo habilidades específicas. A leitura é uma habilidade e, com tal, precisa ser adquirida, treinada, aperfeiçoada, refletida e incentivada, para que seja praticada com autonomia e desenvoltura.
O ambiente da Biblioteca pode ser dividido com a da Biblioteca Infantil, que é um espaço lúdico por excelência. Ali é o lugar do brincar com os livros e com as letras, do faz de conta, do cantar e do ouvir histórias. É o local onde também se pode dançar, cantar e ouvir músicas, um convite às brincadeiras e viajar no mundo da imaginação. O despertar da leitura se inicia desde a tenra idade e deve desenvolver o gosto e a curiosidade de crianças e jovens pelo mundo dos livros.

Nastassja Tavares e Márcia Louzada.