NOTA DE ESCLARECIMENTO

Foto Principal: 

Esclarecimento:

Não precisamos dizer o quanto o debate político se polarizou com práticas estremadas de ameaças, discursos agressivos de intolerância, colocando em risco o diálogo e o bom senso que deveriam caracterizar o ambiente democrático.

Semana passada, um pequeno grupo de alunas compareceu ao Colégio Anchieta com adesivos sobre o uniforme, com frases, claramente de cunho partidário, além de tentar distribuir panfletos no recreio. Houve reação de outros alunos e, antes que a polarização criasse corpo, no ambiente do Colégio, a direção interveio.

Fomos às salas de aulas, mostrando a inconveniência de QUALQUER TIPO DE MANIFESTAÇÃO PARTIDÁRIA, dentro do espaço da escola, ainda que fosse muito legítimo em outros espaços públicos.

Diferentemente do que foi anunciado na Coluna do Anselmo (O Globo, 30/09), proibimos sim, panfletagem e adesivos de todo e qualquer partido, seja nos uniformes, seja nos quadro de avisos dos corredores. No material escolar, nem mesmo tratamos, pois não teríamos como, de fato, tomar conhecimento.

Dentro deste contexto que estamos testemunhando de intolerância no debate político nacional, é difícil acreditar que alguém não considerasse uma irresponsabilidade permitir, dentro de uma escola com mais de mil crianças e jovens, as manifestações partidárias entre os nossos alunos.

A escola tem procurado, através da Semana Cidadã, (mês de setembro – já constava no Programa Escolar) oferecer palestras e debates sobre o tema da redemocratização do Brasil, ajudando nossos alunos a adquirirem consciência dos seus direitos e deveres, dentro de um estado democrático. Para isso, estamos concluindo esta semana com uma AULA na RUA, onde defenderemos os valores universais da democracia: educação de qualidade para todos, saúde para todos, segurança para todos, etc.

O Colégio Anchieta não assume, e nem assumirá, uma postura partidária, mas respeita e promove o direito constitucional de cada um manifestar suas escolhas partidárias, nos espaços públicos.
A Direção.