Projeto "Semana Cidadã" do Colégio Anchieta termina com AULA na RUA

Na semana em que a Constituição Federal completa 30 anos, o Colégio Anchieta promove a Semana Cidadã.

A Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Após 21 anos de regime militar, a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento.

Foram criados mecanismos para evitar abusos de poder do Estado. Esta semana é um momento de reflexão, análise e crítica de todo o processo político brasileiro, bem como de temáticas relevantes na sociedade brasileira atual. Foram tratados temas como Direito e Meio Ambiente, Dignidade e trabalho, Mulher: reflexões e pensamentos, Regimes políticos, Crimes da ditadura e Comissão da Verdade.

A formação integral marca a identidade de um colégio da Companhia de Jesus e fundamenta-se no serviço e na promoção da justiça social. Muitas atividades são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos a formação de um sujeito competente, consciente, compassivo e comprometido com a realidade.

A Semana Cidadã teve como objetivo dialogar com todas as disciplinas, tendo um caráter transdisciplinar e compreendendo a saída do espaço cotidiano com um momento de preparação para a vida, promovendo a participação dos alunos em debates históricos e/ou atuais, visando ao desenvolvimento da argumentação consistente, a ampliação dos conhecimentos de mundo e suas problemáticas, bem como compreender o processo de redemocratização do Brasil com a participação popular nas decisões na promoção da justiça social.

Este momento proporcionou um intenso movimento de reflexão, análise histórica, avanços e retrocessos nestes 30 anos.

A Semana encerrou-se com uma “Aula na Rua”, como um exercício de cidadania e manifestação na rua, convidando todos a reflexão e a crítica de nosso momento atual: uma sociedade em crise.

Abraço fraterno, Maylon