Projeto Educativo

Uma pedagogia atualizada e comum a
todos os colégios jesuítas do país.

Projeto Educativo

A noção de valor fundamenta a vida escolar. Educamos na justiça, no respeito, na solidariedade, na compaixão.

*

A Rede Jesuíta de Educação (RJE), com 18 colégios em todo o país, está constituída para que os Colégios da Companhia de Jesus no Brasil sejam, cada vez mais, um lugar de transformação evangélica da sociedade e da cultura por meio da formação de homens e mulheres competentes, conscientes, compassivos, comprometidos e criativos.

*

O professor favorece o contato ativo dos alunos com o conhecimento. Ele promove o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da autonomia.

*

Mais que o mediador das aprendizagens, especialmente em tempos de tamanha diversidade de "mediações", o professor é o profissional que propõe o caminho, apresenta o mapa e acompanha os alunos, indicando critérios para que a apropriação do conhecimento seja feita de maneira significativa e com valor.

*

A consideração da diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem guia os professores na preparação dos planos das aulas e na seleção e organização dos materiais utilizados para propor e avaliar as aprendizagens.

*

A garantia de aprendizagem integral - que está na base do Projeto Educativo Comum
(PEC - Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação) dos colégios jesuítas - exige da escola, hoje, a compreensão de que o contexto mudou, os alunos aprendem de formas e tempos distintos, em espaços que não se limitam ao escolar, exigem respostas individualizadas, diversos modos de fazer e mediar a construção do saber, oportunizando vivências que atendam a diferentes necessidades.

faleconosco@colegioanchieta.org.br

" Para cumprir com sua tarefa, a escola necessita de que a família entregue o aprendiz e abra mão de tê-lo como filho durante o tempo que ele está na escola. Na escola, ele é aluno, e, em casa, ele é filho, e, como aluno necessita inteirar-se dos códigos e regras do fato de ser aluno . "

Izabel Parolin

Conselho de Pais

A Comissão de Pais do Colégio Anchieta é formada por representantes de cada ano ou série escolar, para refletir juntos sobre Educação, provocando um interação maior entre a escola e as famílias. A Comissão não é fixa, podendo mudar de um ano para o outro, e se reúne três vezes por ano com a direção acadêmica e a coordenação pedagógica do Colégio. Assim, família e escola, orientadas pelas normas dos Regimentos Escolares, estreitam os canais de escuta, ao modo de ouvidorias, ao mesmo tempo em que se estabelecem vínculos de parceria, colaboração e confiança mútuas.

Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil Anchieta permite aos alunos a saudável discussão de questões relevantes para o dia-a-dia dos alunos, seja no âmbito escolar ou da sociedade.

É um momento rico de formação em representatividade e liderança. Além do Grêmio, o Colégio Anchieta também conta com os representantes de turma, que têm assento no Conselho de Classe

Aprovados no Vestibular

História & Arquitetura

"Como acontece sempre, em todas as obras da providência, bem humildes foram os princípios do Colégio Anchieta, na cidade serrana de Nova Friburgo. Localizada num estreito e alongado vale da Serra dos Órgãos, perto da cidade do Rio de Janeiro, Nova Friburgo abriga hoje, o segundo colégio jesuíta fundado no Brasil". Miriam Celeste Borges da Costa, historiadora.

Clique aqui para conhecer um pouco mais desta bela história.