Quem somos

O Colégio Anchieta pertence à Rede Jesuíta de Educação (RJE), formada por 18 colégios em todo o Brasil. O primeiro colégio da Companhia de Jesus data de 1548 e vem desde aí a nossa experiência em educação, sempre em constante evolução.

No ano de 2016, a RJE atualizou o Projeto Educativo das escolas jesuítas no país, considerando as mudanças do mundo atual e a nova realidade de crianças e jovens, pais e professores. Este documento, já em fase de implementação, revoluciona e atualiza as práticas pedagógicas nos colégios jesuítas, transferindo o foco do ensino para a aprendizagem dos alunos. Tem o nome de Projeto Educativo Comum (PEC), por ser comum a todos os colégios jesuítas do país.

No mesmo ano, sob a liderança do nosso diretor geral, Pe. Toninho Monnerat, (que é também diretor geral do Colégio Santo Inácio, no Rio), o Colégio Anchieta iniciou a revisão de seus processos acadêmicos e administrativos. Com o claro objetivo de se manter como uma escola de excelência, o Colégio Anchieta aderiu ao Sistema de Qualidade em Gestão Educacional, da FLACSI (Federação Latino Americana de Colégios da Companhia de Jesus), com vistas a uma certificação internacional.

Clique aqui e conheça o Projeto Educativo do Colégio Anchieta.

Padre Toninho Monnerat

Mensagem do
Pe. Toninho Monnerat.
Diretor Geral do
Colégio Anchieta

A Equipe

CONSELHO DIRETOR
Diretor Geral
Pe. Luiz Antonio de Araújo Monnerat (Pe. Toninho)

Diretor Acadêmico
Prof. Ricardo Alencar Ribeiro

Diretor Administrativo
Carlos Eduardo Cortez

Coordenadora de Formação Cristã
Angélica Engel

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Educação Infantil e Ensino Fundamental I (Maternal ao 5° ano)
Neila Mafort

Ensino Fundamental II e Ensino Médio (6° ano à 3ª série)
Vera Beurmann

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (SOE)
Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Lucíola Viegas
Ensino Fundamental II (6º, 7º e 8º anos) - Bernadete Villas
Ensino Fundamental II (9º ano) e Ensino Médio (1ª série) - Marcos Antônio Pinheiro
Ensino Médio (2ª e 3ª séries) – Hellena Jacone

FONOAUDIOLOGIA
Educação Infantil e Ensino Fundamental I - Carla Santarém

Anchieta na era da qualidade

Porque eu gosto do Anchieta

Atividades Curriculares e Atividades Complementares

Atividades Curriculares são as que fazem parte do currículo escolar. Como forma de colaborar com as famílias na formação integral das crianças e jovens, o Colégio Anchieta oferece ainda outros tipos de atividades - as Complementares - que, como o próprio nome diz, complementam a grade curricular, variando de acordo com as séries e os segmentos.

Algumas Atividades Complementares são oferecidas sem custo e outras não. Entre as atividades isentas estão: Cozinha Experimental, Informática, Coral e Banda, por exemplo. Entre as atividades pagas estão, por exemplo: Natação, Futebol e Ginástica Olímpica.

Mensagem do
Diretor Geral

Novos alunos

faleconosco@colegioanchieta.org.br

História & Arquitetura

"Como acontece sempre, em todas as obras da providência, bem humildes foram os princípios do Colégio Anchieta, na cidade serrana de Nova Friburgo. Localizada num estreito e alongado vale da Serra dos Órgãos, perto da cidade do Rio de Janeiro, Nova Friburgo abriga hoje, o segundo colégio jesuíta fundado no Brasil". Miriam Celeste Borges da Costa, historiadora.

Clique aqui para conhecer um pouco mais desta bela história.