Cultura em cena (Março/2024)
A relação entre cultura e entretenimento desde o início do cinema é profundamente interligada e complexa. O cinema é uma forma de arte que reflete, influencia e é influenciado pela cultura que é produzida, além de ser capaz de entreter o espectador com o enredo e proporcioná-lo momentos de tirar o fôlego.
O cinema consegue refletir características, valores e até mesmo conflitos de um povo ou sociedade específica. Filmes podem abordar questões sociais, políticas, culturais, históricas e outros diversos temas, proporcionando uma visão única e específica sobre a vida de alguma figura importante ou de um momento marcante.
Ao mesmo tempo, o cinema pode influenciar cultura. Um dos melhores exemplos é a própria série de filmes “Star Wars”, que por meio da criatividade de seus autores, puderam construir um universo completamente diferente, com política, raças e até mesmo um conhecimento tecnológico extremamente avançado. Entretendo seu público com uma história interessante e uma narrativa cativante.
Enquanto o cinema pode ser uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens culturais, também é uma forma popular de entretenimento. Mediante histórias cativantes, personagens envolventes e efeitos visuais, o cinema oferece uma experiência de entretenimento que pode transcender fronteiras culturais.
Mas não é somente entreter a missão do cinema. Por meio dos filmes, muitas pessoas passam a conhecer a realidade de outros povos e começam a notar como eles são diferentes, gerando um pensamento critico a respeito. Um bom exemplo é “O menino que descobriu o vento”, baseado em fatos reais, o filme conta a história de um menino que luta para salvar sua família e sua comunidade da fome e da seca, demonstrando uma realidade completamente diferente que muitos não conhecem.
Ao longo da história do cinema, as representações culturais evoluíram para se adaptar às mudanças na sociedade. O cinema clássico, por exemplo, pode ter abordado temas culturais de maneira diferente em comparação com o cinema contemporâneo.
A própria indústria cinematográfica é influenciada pela cultura, desde as escolhas de enredos até as decisões de elenco e produção. Tendências culturais muitas vezes moldam as decisões dos cineastas e produtores com o intuito de proporcionar melhor entendimento sobre a mensagem do filme para o espectador assistir ao espetáculo. Em resumo, o cinema é uma forma de expressão cultural que tanto reflete quanto molda a sociedade. A interação dinâmica entre cultura e entretenimento no cinema cria uma rica tapeçaria de narrativas que refletem a diversidade e a complexidade do mundo ao nosso redor.
Por Miguel Peres Mafort, Aluno 3ª Série Ensino Médio