dimensões educacionais

O Projeto Pedagógico do Colégio Anchieta – fundamentado nos princípios do Projeto Educativo Comum (PEC), da Rede Jesuíta de Educação (RJE) – visa à formação integral de nossos estudantes, com base na concepção de uma educação em três dimensões: cognitiva, socioemocional e espiritual- religiosa.

Ao desenvolver essas dimensões, o nosso projeto se integra à proposta pedagógica da RJE, voltada a uma educação integral, capaz de formar homens e mulheres: conscientes de si e dos grandes dilemas contemporâneos; competentes para entender e utilizar o conhecimento e as habilidades para viverem em seus próprios contextos e os transformar; compassivos ao ponto de reconhecerem a dignidade humana; comprometidos com um mundo justo, igualitário e mais humano.

PEDAGOGIA INACIANA

Mais do que um método, a Pedagogia Inaciana fundamenta o rigor da educação de excelência promovida pela Companhia de Jesus, reconhecendo que a formação humana ultrapassa os limites da escola e se estende por toda a vida. Assim, promove o desenvolvimento integral e duradouro dos seus alunos e professores, nos seus aspectos intelectual, emocional, espiritual e relacional.

Inspirada nos exercícios espirituais de Santo Inácio, a Pedagogia Inaciana promove o desenvolvimento dos seguintes aspectos: a organização e consecução dos conteúdos de cada disciplina; a seleção dos recursos didáticos; a relação professor-alunoe e a construção da cultura institucional do colégio.

De forma esquemática, podemos sintetizar a Pedagogia Inaciana a partir de cinco elementos-chave, que se relacionam mutuamente e interagem durante todo o processo de ensino-aprendizagem:

COMPETÊNCIAS CURRICULARES

As competências curriculares do Colégio Anchieta mobilizam
conhecimentos de acordo com os princípios éticos, estéticos e
políticos, promovendo a formação humana em suas múltiplas
dimensões. Assim, organizamos as competências gerais da BNCC em 3 categorias:

Competências Cognitivas: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, senso estético;

Competências Comunicativas: comunicação, argumentação, cultura digital;

Competências Socioemocionais: autogestão, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, autonomia;

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação numa perspectiva pedagógica inaciana é essencialmente um processo de aprendizagem que deve ser conduzido de forma contínua, dinâmica e processual, a fim de garantir, através de seu caráter formativo, o desenvolvimento das competências e habilidades que dão sentido à nossa missão educativa.

Nesta perspectiva, o ato de avaliar envolve aspectos da formação integral do sujeito: cognitivos, socioemocionais, espirituais-religiosos.

Por isso, no processo avaliativo, a pedagogia inaciana busca equilibrar harmoniosamente o domínio das matérias com o desenvolvimento integral dos alunos como “pessoas para os outros e com os outros”, promovendo as condições necessárias para que os estudantes se desenvolvam e permaneçam abertos ao crescimento durante toda a vida.

Os componentes curriculares Arte, Educação Física, Ensino Religioso e Teologia não seguem a estrutura avaliativa regular, pois são avaliados por conceito, de acordo com a seguinte escala:

Conceito

Escala

Aproveitamento entre 86% e 100%

Aproveitamento entre 70% e 85%

Aproveitamento entre 60% e 69%

Aproveitamento entre 34% e 59%

Aproveitamento entre 0% e 33%

RESULTADO FINAL

Ao final do ano letivo é atribuída uma Média Anual, resultante da média aritmética das três etapas:

Formação de PROFESSORES

Os objetivos estratégicos do programa de formação continuada de professores são os seguintes.

A Desenvolver o Projeto Pedagógico do Colégio e o Projeto Educativo Comum (PEC), da RJE.

B Ampliar a habilidade de refletir sobre a própria prática pedagógica.

C Considerar a sala de aula e os demais espaços educativos, como campos privilegiados de investigação do ensino-aprendizagem.

D Conduzir a reflexão pedagógica por elementos teóricos atualizados e pertinentes.

E Promover inovações a partir das experiências vividas nos diversos espaços educativos.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Encontros Semanais

Encontros de formação com ênfase no desenvolvimento do Projeto Pedagógico, do PEC e do currículo escolar.

Grupos de Estudos

Compostos por professores que se interessam pelos temas: Formação Continuada; Avaliação da Aprendizagem; Metodologias Educacionais; Tecnologia da Educação.

Reuniões do Conselho Pedagógico

Reuniões estratégicas com Direção Acadêmica Coordenações Pedagógicas e Coordenações de Área.

Observação de Aulas

A equipe pedagógica observa as aulas dos professores, buscando auxiliá-los no desenvolvimento e qualificação de suas práticas.