
A arte cinematográfica na educação (Junho/2023)
Um dos grandes desafios do professor é conseguir educar gerações para um futuro com tantas indefinições que incluem mudanças tecnológicas e socioculturais. Pensar em educar objetivando um aprendizado ativo e experimental pode oportunizar ações diferenciadas onde o aluno, de fato, seja o foco do processo da aprendizagem. E uma das formas de promover o aprendizado é explorando o lúdico. Trata-se de aproveitar o momento de alegria e satisfação do educando para gerar conhecimento e transmitir valores morais que possibilitem a vida em sociedade.
A arte cinematográfica se comunica com o ser humano por meio de imagens e sons. Ela traz a magia e a cativante experiência de um mundo onde tudo é possível. E, fazendo uso de atividades contextualizadas na cinematografia, essa arte se torna um instrumento facilitador para a educação e a formação humana.
O cinema abrange inúmeras atividades na composição de uma obra fílmica. Entre elas, a criação de história, a elaboração de roteiro, a seleção de locações e objetos, a gravação de cenas, a interpretação de personagens, bem como, também, a correta utilização dos equipamentos de filmagem: câmera, microfone, claquete, iluminação, tripé etc. Diante de tantas possibilidades, a produção de um filme desperta a atenção e melhora a autoestima dos participantes, intensificando suas potencialidades individuais e colaborativas. As tarefas da vida real se retratam nas atividades realizadas na produção fílmica em que os alunos se envolvem ativamente ,durante o processo. Essa abordagem remete ao método de aprendizagem chamado de metodologia ativa.
Durante essas atividades, os participantes ainda podem receber orientações acerca da origem do cinema e dos grandes cineastas, até mesmo como os filmes são efetivamente gravados na atualidade. Por exemplo, seria possível citar assuntos sobre efeitos especiais como chuvas, fumaças, maquiagens e vidro/sangue falsos que podem motivar a realização de pesquisas e experiências compreendidas nos campos da Física, da Química e da Biologia.
De posse do filme pronto, o mesmo pode ser exibido com muita diversão e pipoca para toda a comunidade escolar, sendo possível criar um evento de premiação parecido com o Oscar (Prêmios da Academia) que poderia virar uma grande brincadeira. Como resultado, o educando assimila a arte por meio desses eventos, possibilitando-o ver e ser visto pelos colegas envolvidos nas produções cinematográficas, trazendo um sentido de pertencimento.
Naturalmente, o cinema carrega uma concepção lúdica na vida das pessoas, independente de questões socioeconômicas e culturais. E integrá-lo no processo de ensino-aprendizagem pode ir além das fronteiras já conhecidas do ensino tradicional.
Por Felippe Nagato, Professor de Oficina de Cinema