São incontáveis as qualidades históricas e arquitetônicas do Colégio Anchieta. Compondo os alicerces da aprendizagem integral, e considerando as mudanças no contexto educacional, neste espaço os alunos aprendem de formas e em tempos distintos, em locais que excedem os limites da sala de aula.

Assim, o Colégio contempla com excelência, em sua estrutura, espaços que vão das artes à fé, dos esportes às ciências, entrelaçando tradição e modernidade.

Na parte superior da frente do casarão amarelo, duas estátuas representam a fé e a ciência. Ao todo, mais de 600 janelas e portas. Na edificação em três pavimentos, em estilo neoclássico, possuidor de uma das mais belas estruturas arquitetônicas do país, tombada pelo patrimônio histórico e conservada com afinco, funciona toda a parte administrativa, além das aulas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Colégio possui um complexo esportivo com mais de 12 mil m² de área, abarcando várias quadras poliesportivas, um campo de futebol society de grama sintética e o Parque Aquático Anjo Gabriel, com 960 m² de área construída.

Outros espaços se destacam, como: o Observatório Astronômico, o
Laboratório de Ideias, o Castelo Santo Inácio, o Espaço Manresa e o Château dos Jesuítas, que fica em Monnerat, distrito de Duas Barras, utilizado para retiros e encontros.

Um dos principais destaques é o imponente pavilhão do Teatro, com saguão e área de exposições no térreo. No andar superior, com pé direito duplo, estão o átrio, o palco e a plateia, no mesmo nível da platibanda que ornamenta o conjunto arquitetônico. Sua fachada principal, simétrica e com colunas que ladeiam as janelas, provoca certa verticalidade ao conjunto. No centro da platibanda, coroando a construção, há a inscrição “FIDES ET SCIENTIA”, expressando a filosofia dos jesuítas: FÉ E CIÊNCIA. Seu interior é ricamente decorado com afrescos pintados por Arnaldo Mecozzi (1876-1932), pintor italiano que se transferiu para o Brasil em 1912.