A educação inaciana na formação integral do ser humano (Janeiro/2023)
Ao ingressar no Colégio Anchieta de Nova Friburgo entrei em contato com alguns dos mais importantes documentos norteadores da proposta de educação da Companhia de Jesus no mundo. Através desses documentos consegui conhecer e compreender a missão das escolas jesuítas. Além da leitura dos documentos, tive a oportunidade de experimentar algumas modalidades dos Exercícios Espirituais, que são a base da Pedagogia Inaciana.
Na dinâmica dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, somos convidados a identificar os sentimentos e emoções que acompanham a experiência espiritual e refletir como eles influenciam na relação consigo mesmo, com o outro e com a realidade a sua volta. Vivenciar os Exercícios trouxe uma mudança para a minha vida pessoal e para o desenvolvimento do trabalho na escola.
A Formação Cristã, do Colégio Anchieta, não trabalha apenas a dimensão espiritual-religiosa, como muitos podem pensar, mas também, o cuidado com a pessoa, a escuta, o diálogo, o olhar para dentro de si reconhecendo e identificando suas emoções, pensamentos, aprendizados, e também o olhar para o outro, para a sociedade, fazendo com que o educando busque sempre o “Magis”, ser mais para os demais.
Os encontros realizados com os estudantes, como as tardes e manhãs de formação, pausas inacianas, as experiências de fraternidade, os grupos de acompanhamento de adolescentes e jovens, as preparações para a Catequese, as idas ao Chatêau de Monnerat, tem por objetivo colaborar na formação de indivíduos que irão ser mais para e com os demais.
É essencial pensar no processo de aprendizagem por inteiro, e isso não é possível sem a construção de projetos e experiências voltados ao desenvolvimento dos diferentes tipos de habilidades humanas: cognitivas, físicas, éticas, estéticas, espirituais, afetivas e sociais.
A proposta inaciana de educação busca formar homens e mulheres que sejam capazes de refletir, de ordenar a sua vida, que compreendam a realidade a sua volta, que sejam competentes e que através de um olhar compassivo, consciente e comprometido, sejam agentes de mudanças na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais inclusiva. Uma realidade que conclama as pessoas a assumir uma fé mais profunda, traduzida em experiências de bem comum, em amor e serviço, atuando segundo o modo e o proceder da pessoa de Jesus Cristo.
A finalidade da educação numa instituição Inaciana não consiste somente que o estudante tenha mais conhecimentos ou saberes, mas que seja mais humano, que cresça e se transforme em uma pessoa de bem, sem prescindir da excelência acadêmica que o coloca como protagonista de qualquer transformação fundamentada na experiência cristã.
O Pe. Arturo Sosa, Sj, Geral da Companhia de Jesus, em sua homilia na celebração Eucarística do Congresso Internacional de Delegados de Educação da Companhia de Jesus – JESEDU Rio2017, nos questiona sobre a coerência e se este adjetivo não deveria ser o quinto “C” a complementar o paradigma educativo da Rede Jesuíta de Educação, “além da consciência, competência, compaixão e compromisso, também precisamos de coerência para que todos possam ver a vida que temos dentro, para que não haja nada escondido, para que resplandeça a verdade.” Sem dúvida a coerência é um importante aprendizado que fazemos com o Cristo.
Fundamentalmente, a Pedagogia Inaciana que reflete a experiência de Santo Inácio em seu encontro com Deus, possui “um modo de proceder” que todos podem adotar para ajudar os estudantes em seu desenvolvimento integral. Não se trata de um somatório de excelência acadêmica e formação humana, mais que isso: trata-se de contar com uma proposta educacional que dê conta de realizar uma formação humana de excelência com aprendizados para toda vida.
Por Marcely Jardim, assessora de Formação Cristã