A educação integral na perspectiva inaciana: desafios e esperanças (Novembro/2024)

Refletir sobre a formação integral sob a perspectiva inaciana traz o desafio fundamental de formar seres humanos em todas as suas dimensões. A dimensão cognitiva é, obviamente, importante, mas, além dela, nossa missão nos chama a formar indivíduos em seus princípios morais, espirituais e socioemocionais, tornando-os capazes de pensar criticamente, com criatividade e compaixão, alinhados aos fundamentos de Santo Inácio.

Diante das transformações que vivemos hoje, é imperativo considerar as características de nossa identidade inaciana no contexto contemporâneo. Precisamos refletir sobre os cidadãos que estamos formando, muitas vezes em contracorrente às concepções sociais e mercadológicas impostas aos nossos jovens. A pedagogia inaciana nos convida a formar indivíduos com capacidade crítica, desenvolvendo imaginação, afetividade e compaixão, para que possam responder às demandas sociais emergentes em suas vidas.

Enquanto psicóloga e orientadora educacional, pensar nos impactos dessa formação integral na vida dos alunos torna-se parte essencial de minha prática. Vivemos em um contexto de crescente adoecimento socioemocional e, frequentemente, há um esvaziamento de pautas que discutam a importância da formação do ser humano na sociedade atual. Assim, fortalecer nossos jovens, respeitando suas capacidades individuais e promovendo uma formação que os prepare para a vida de forma inovadora e global, é um desafio. No entanto, é igualmente importante enraizá-los nos princípios cristãos e inacianos, para que possam servir à comunidade com compaixão e amor, compreendendo que esse olhar atento e solidário é parte fundamental de sua formação.

Sinto-me pessoalmente privilegiada por integrar essa missão, sobretudo ao observar, na prática, que os espaços educacionais, quando concebidos de maneira acolhedora e inclusiva, promovem um ambiente de criatividade, colaboração e serviço ao próximo. Esta é a proposta que a pedagogia inaciana nos apresenta: formar jovens para o mundo, mas com um coração comprometido com o bem comum.

Por Karen Arrudas de Castro, Orientadora Educacional

Referências:

  • PEDAGOGIA Inaciana: uma proposta prática. In: KLEIN, Luiz Fernando (Org.). Educação Jesuíta e Pedagogia Inaciana. São Paulo: Loyola, 2015.
  • COMPANHIA DE JESUS. Características da Educação da Companhia de Jesus. In: KLEIN, Luiz Fernando (Org.). Educação Jesuíta e Pedagogia Inaciana. São Paulo: Loyola, 2015. REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO. Inovação Pedagógica: contexto e proposta da Rede Jesuíta de Educação Básica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rede Jesuíta de Educação, 2024