A Identidade Inaciana nos Colégios Jesuítas (Dezembro/2023)

A vida de Santo Inácio de Loyola, seu processo de conversão e sua experiência com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, nos convida a tomar consciência do que nos move internamente e a aprender a reconhecer a importância e a verdadeira plenitude que queremos dar a nossa vida, numa proposta diferente de entender a realização da pessoa. Pois, desta maneira, poderemos viver a nossa humanidade no sentido mais amplo e sermos capazes de ajudar os outros a viverem sua humanidade também. 

O que chamamos de identidade inaciana está, pois, fundamentada a partir dos Exercícios Espirituais, que ordenam a vida da pessoa auxiliando no processo de discernimento e compreensão dos movimentos que se dá na alma a partir do encontro com a pessoa de Jesus Cristo e da conversão de vida. Isso podemos notar na metodologia da oração inaciana, proposta pelos Exercícios Espirituais. 

A identidade Inaciana está, portanto, relacionada diretamente com a identidade Cristã, propondo que cada sujeito alcance a perfeição cristã numa identificação crescente com Jesus Cristo buscando assim a perfeição de si mesmo e dos outros, ou seja, uma maneira de viver, estar e trabalhar que estejam imbuídos de uma escuta e atenção à vontade de Deus com uma resposta livre e generosa.  

Os Exercícios Espirituais são como um selo que marca e identifica os que buscam a Deus na família, no trabalho, nas relações de amizades, nas diversas situações da sociedade e nas múltiplas realidades que a compõem, e que se comprometem em colaborar com um mundo mais justo e humano, com capacidade de respeitar e amar o próximo e decidir-se pela defesa da vida. 

Desta maneira, a espiritualidade inaciana se converte em uma pedagogia, que fundamenta uma experiência educativa de qualidade e que se perpetua ao longo dos séculos com muita tradição, sem perder a capacidade de inovar, porque possui uma visão que busca atender as transformações e as necessidades que fazem parte do mundo contemporâneo, como resposta aos apelos de Deus. 

Esse movimento que a pedagogia inaciana faz, capacita as instituições educativas e seus educadores a responderem aos anseios e às necessidades da humanidade, através do serviço da fé, da promoção da justiça, do diálogo intercultural e interreligioso, da cidadania global, da excelência humana, de modo a formar seus alunos como líderes de serviço, à imitação de Jesus Cristo. Portanto, a retomada da experiência espiritual de Inácio de Loyola e o retorno dos princípios metodológicos dos Exercícios Espirituais são de total importância, no tocante à necessidade das instituições Jesuítas de responderem de maneira reflexiva, significativa e criativa como presença apostólica no campo da educação. 

Por Claudia Coelho Frez Ferreira, Profª de Ensino Religioso