A importância de cuidar do próximo (Agosto/2023)
Infelizmente, hoje em dia, muitas pessoas são maldosas e acabam magoando pessoas boas, tanto fisicamente quanto verbalmente. É preciso ajudar os colegas, os amigos ou até desconhecidos que sofrem com essas agressões. A maioria delas tem nomes bem famosos, como por exemplo: o bullying, a homofobia, a gordofobia, o racismo, e muitos outros. Essas práticas podem ocasionar trágicas consequências. O bullying, por exemplo, pode desencadear depressão e ansiedade, a gordofobia pode desencadear transtornos alimentares e insegurança, o racismo pode desencadear depressão e baixa autoestima e, por último, mas não menos importante, a homofobia pode desencadear insegurança, baixa autoestima e depressão. Essas são algumas consequências, mas, apenas com elas, já dá para perceber que estamos falando de coisas sérias.
No mundo inteiro, existem várias organizações que lutam contra o racismo. O racismo é algo muito sério. As pessoas que cometem esse crime podem ser presas. Uma coisa que vem ocorrendo na Espanha, é o ato de racismo contra o jogador de futebol brasileiro chamado Vinícius Júnior que, atualmente, atua pelo clube Real Madrid, um clube espanhol. Não só o Vinícius Júnior, mas outros jogadores vêm sofrendo com isso, como o Romelu Lukaku, jogador belga.
Todos nós podemos ajudar para criar um mundo melhor. Na minha opinião, as pessoas devem se unir para acabar com isso tudo. As instituições, como a própria rede jesuíta, podem ajudar nessa causa, divulgando o quanto é importante cuidar do próximo. Com a ajuda das escolas, do governo e da população poderíamos diminuir muito a taxa de bullying, de gordofobia, de homofobia e de racismo. As pessoas têm que acreditar e confiar mais em Deus, pois Deus é amor. As pessoas têm que respeitar os outros, pois cada um tem sua religião, sua profissão, seu corpo, sua cor de pele e a beleza do mundo é ser diferente, pois todos nós somos filhos de Deus e isso nos torna a raça humana.
Dessa forma, conclui-se que o mundo precisa ser mais respeitoso, ter mais amor e, principalmente, Deus no coração. Ajudar ao próximo é muito importante para que o mundo tenha mais harmonia e seja um mundo sem guerras, mais tranquilo e cheio de paz. O bem que você planta será o bem que você irá colher. Quanto mais ajudar as pessoas que estão sofrendo com isso, mais amizades fará e isso será bom para você e para o seu novo amigo. Sempre respeite e ajude ao próximo!
Por Felipe Boéta Siqueira, Aluno do 7° ano do Ensino Fundamental