A Ludicidade como aliada na aquisição da língua inglesa no ambiente escolar (Janeiro/2025)

A ludicidade tem se mostrado uma poderosa aliada no processo de aquisição de uma língua adicional, especialmente a língua inglesa, em todas as fases do ensino. Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, a utilização de atividades lúdicas, como jogos, músicas e brincadeiras, facilita a aprendizagem de maneira leve e natural, engajando os alunos e promovendo um ambiente de aprendizado mais significativo e prazeroso.

De acordo com Vygotsky (1998), as brincadeiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, servindo como um elo entre o lúdico e o cognitivo. No contexto escolar, o uso da ludicidade não apenas desperta o interesse pelo novo idioma, mas também contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. O lúdico permite que crianças e jovens vivenciem o aprendizado de forma ativa e interativa, reforçando a aquisição do vocabulário e das estruturas gramaticais da língua inglesa de forma espontânea.

Desde a primeira infância, as crianças possuem uma capacidade natural de aprender novos idiomas. Segundo Lima e Margonari (2012), quanto mais cedo uma criança é exposta a uma segunda língua, mais natural será sua aquisição, especialmente se o processo for mediado por atividades lúdicas que despertem o interesse e o engajamento. Essa abordagem é válida não apenas para os primeiros anos escolares, mas também para alunos do Ensino Fundamental e Médio, que podem se beneficiar de metodologias mais interativas e dinâmicas.

O uso de jogos, músicas, histórias e vídeos no ensino de inglês oferece um contexto linguístico rico, no qual os alunos podem experimentar o novo idioma de maneira descontraída. Para Finger e Hübner (2017), a exposição contínua ao inglês em um ambiente interativo e lúdico amplia as oportunidades de aprendizado e permite que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades de comunicação eficazes em ambos os idiomas, sem que percebam que estão “estudando”.

Outro benefício significativo da ludicidade no ensino de inglês é a criação de um ambiente de aprendizado onde o erro é parte do processo, reduzindo a ansiedade e o medo de falhar. Segundo Vygotsky (1998), a brincadeira permite que as crianças expressem suas ideias e emoções, o que é crucial para o desenvolvimento linguístico e a formação de uma autoconfiança necessária para o uso de uma segunda língua. Esse ambiente encorajador é essencial para a fluência e a prática do novo idioma.

A implementação dessas estratégias exige que os professores estejam capacitados para utilizar a ludicidade de forma eficaz. Conforme Campos (1986), a ludicidade é uma ponte pedagógica que, quando bem aplicada, estimula a aprendizagem significativa e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Por isso, a formação docente deve incluir a prática de metodologias lúdicas, com foco na criação de ambientes de aprendizado interativos e colaborativos.

Além disso, a participação das famílias no processo de aprendizagem é fundamental. O apoio dos pais, incentivando o uso do inglês fora da escola, por meio de jogos, filmes e outras atividades cotidianas, reforça a exposição ao idioma e potencializa o aprendizado. Essa colaboração entre escola e família é um aspecto essencial para o sucesso da aquisição de uma segunda língua, como destacado por Pires (2001), que ressalta a importância de uma rotina constante e positiva no processo de ensino de inglês para crianças.

Portanto, o uso da ludicidade como ferramenta no ensino da língua inglesa em todas as fases da educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, é uma abordagem eficaz que facilita a aquisição do idioma e promove o desenvolvimento integral dos alunos. Através de atividades que unem aprendizado e diversão, os estudantes não apenas se tornam mais proficientes em inglês, mas também adquirem habilidades cognitivas e sociais que os preparam para o futuro. Essa metodologia, baseada em práticas interativas e lúdicas, torna o processo de ensino-aprendizagem mais leve, engajador e produtivo.

Por Patrícia Mozer, Professora Regente em Língua Adicional