A questão acerca do bem-estar animal e dos direitos dos animais no Brasil (Julho/2023)

No longa-metragem “Bee Movie”, as abelhas do filme são capturadas pelos humanos e obrigadas a produzirem mel. Apesar de se tratar de uma animação, essa é a realidade de muitos no mundo, onde os animais são retirados de seu habitat para serem escravos dos humanos. Porém, por serem “meros” animais, nada é feito para ajudá-los.

Nesse contexto, o Brasil é um dos países com o maior índice de abandono de animais domésticos, e esse fato é comprovado pela quantidade de cachorros e gatos que vagam pelas ruas de todo o país. Apesar de já ser considerado crime há anos, a prática do abandono ainda é comum no Brasil, isso porque, além da existência de pessoas ruins, que largam seus animais, a ineficiência da aplicação da lei para esse tipo de caso é ainda presente.

Além disso, não somente os bem-estar dos animais é ignorado, mas seus direitos são constantemente negligenciados a partir do momento em que são usados como cobaias de estudos e de experimentos científicos, e sua produção de itens para consumo humano, como perfumes e outros produtos químicos. Os animais são torturados e depois obrigados a viverem com as consequências no corpo, e muitos outros são caçados para o homem tirar a sua pele e vende-la, fabricando bolsas de luxo ou tapetes, por exemplo. Importa considerar ainda que o tráfico de animais silvestres é um crime que é combatido até hoje.              

Logo, tendo em vista a objetificação dos animais para fins mundanos, torna-se necessário que o governo brasileiro, juntamente como IBAMA, una forças a fim de combater essa chacina. Aumentando, assim, a fiscalização nos laboratórios e proibindo qualquer teste em animais, além de proibir a caça de animais selvagens e tornar mais rigorosas as leis já existentes. Dessa forma, a vida de milhões de animais inocentes será salva de qualquer tipo de exploração, e filmes como “Bee Movie” se tornarão ficção.

Por Leandro de Artagão, Aluno do 3° ano do Ensino Médio