
A saúde na adolescência: uma extrema importância (Setembro/2022)
Desde a pandemia de 2020 e 2021, o assunto saúde esteve presente na vida dos adolescentes, foi um dos mais comentados, pois durante a grave doença (COVID-19), todo o mundo entrou em quarentena, o que fez com que os jovens apenas ficassem dentro de casa, sem se movimentarem por muito tempo. Esse fato prejudicou muito a vida deles.
Então, após a diminuição de casos, o cotidiano de muitas pessoas começou a mudar. Isso passou a ser bem mais saudável, pois muitos estiveram mais fortes e conscientes, tomando a iniciativa de se alimentarem de forma saudável e praticarem atividades físicas. O primeiro gráfico mostra que a porcentagem de todas as regiões está alta em questão de prática de esportes ou atividades físicas, segundo o IBGE (Brasil-2015).
Além disso, o segundo gráfico demonstra que o prato deve conter mais legumes e verduras do que carboidratos e proteínas, fazendo com que a população jovem obtenha uma saúde de qualidade.
De acordo com o professor de Educação Física do Colégio Anchieta, Fabrício Emmanuel, “a importância da saúde na adolescência é apenas chegar à maturidade fisiológica sem problemas de saúde, correspondente à idade adulta.”
Manter o corpo em movimento e alimentação saudável contribui para o bom desenvolvimento físico e cognitivo, podendo melhorar, em elevado nível, o seu modo de viver.
1º Gráfico

2º Gráfico

Por Gabriel Salomão Pereira, aluno do 8º Ano