
Adaptação Escolar | Uma parceria entre instituição e família (Janeiro/2023)
A adaptação escolar é o período em que a criança e seus familiares passam a criar relações afetivas com a instituição, conhecem o novo espaço e tornam-se familiarizadas e pertencentes a ele.
No início da vida escolar da criança, o processo de adaptação gera modificação da rotina, tanto da criança quanto da família, gerando novas expectativas, naturais no processo de socialização.
As primeiras semanas de adaptação são importantes para que as crianças sejam estimuladas, potencializando os primeiros aprendizados. Nesse sentido, a aprendizagem é experimentada como um processo complexo que depende da consolidação de uma relação estabelecida através da confiança, num ambiente seguro e acolhedor, construindo condições adequadas por meio de diversos fatores internos (psicológico e biológico) para que seus filhos possam interagir entre si e com o meio externo presente no desenvolvimento da autonomia e aprendizagem de cada aluno.
A adaptação ao ambiente e às pessoas, as experiências e as novas rotinas fazem parte do processo de aprendizagem.
(VYGOTSKY, 1989)
A adaptação escolar leva quanto tempo?
Depende. Não há um período específico para fazer a adaptação, mas formas diferentes de organizá-lo e de alinharmos estratégias a partir dessa organização.
Algumas crianças se adaptam em uma semana, outras em 15 dias, outras em 30 dias. E ainda há as que se adaptam nos primeiros dias e que na semana seguinte podem apresentar dificuldade em querer permanecer na escola.
Se o seu filho vai passar por adaptação escolar, quanto antes trabalharmos isso, melhor (para ele e para você).
Por isso, é importante que, pais e responsáveis, estejam atentos a algumas dicas:
PREPARAÇÃO DA CRIANÇA:
1º) Envolva seu filho
Para a criança que precisará encarar a rotina de aulas pela primeira vez, uma boa maneira de introduzir o assunto é dizer que ela está crescendo e que, por isso, precisa de um espaço para brincar com outras crianças e aprender coisas novas.
Evite tocar muito no assunto e perguntar se ele já está preparado, antes da hora. Dependendo da forma como você conduzir essa fala, pode causar ansiedade na criança.
2º) Se prometer, cumpra
A semana de adaptação das crianças que nunca foram à escola tem alguns pontos comuns. Os pais levam seus filhos por pequenos períodos, que são ampliados conforme eles vão se habituando com a ideia de estar longe da família.
Durante esse processo, é fundamental que a criança se sinta segura e perceba que está no meio de pessoas dignas de sua confiança. Se você disser que a esperará no pátio, faça exatamente isso.
Esteja atento ao menor sinal da professora e deixe o ambiente de sala de aula para que a criança se adapte, se envolva, desenvolva sua autonomia e explore o ambiente.
Os pais que não podem se ausentar do trabalho devem explicar ao chefe que estão passando por um momento delicado e pode ser que precisem sair às pressas em uma emergência.
3º) Mantenha o equilíbrio entre aconchego e firmeza
Prepare-se, porque as primeiras semanas de adaptação deixarão a criança mais sensível. A mudança traz insegurança, medo, frustração, irritação, muitas vezes expressos pelo choro. Embora seja difícil ver tudo isso acontecer, pense que aprender a lidar com essas emoções é uma etapa importante do desenvolvimento infantil. Blindar seu filho disso só o deixará frágil. Quando o choro aparecer, o melhor é reforçar que a escola é importante, que é espaço para brincar, encontrar os amigos e aprender coisas extraordinárias. É difícil para a criança e para você, mas é necessário firmeza. Sem esquecer que ela precisará muito do seu colo e da sua paciência. Afinal, momentos de separação nunca são fáceis.
4º) Rotina adaptada
Ao começar a vida escolar, o dia a dia da criança muda completamente. Por isso, alguns ajustes podem ser necessários para que ela se adapte de forma mais tranquila.
É de suma importância que a criança possua horário para se alimentar e dormir, durante esse processo. Uma criança que dorme mal ou se alimenta de forma inadequada, dificilmente terá uma adaptação tranquila. Isto porque o sono influencia demasiadamente no bem-estar.
5º) Condução nos primeiros dias de aula
Procure conduzir a criança caminhando, e não no colo, até a sala. Isso facilita a despedida. Respeite o horário de entrada e de saída estabelecido para esses primeiros dias.
PREPARAÇÃO DA FAMÍLIA:
6º) Não deixe a tristeza te pegar de surpresa
Talvez você sinta a dor da separação mais do que seu filho e isso vai causar tristeza. Por isso, esteja preparado para lidar com esse sentimento ou, pelo menos, aceitá-lo.
Por mais que você se prepare, talvez não esteja pronto quando chegar o momento. Mas vale tentar: antes do começo das aulas, deixe seu filho brincar com outras pessoas ou, se possível, leve-o para a casa da avó ou da tia e vá fazer algo de que goste. Assim, vocês dois vão treinando ficar longe um do outro.
7º) Passe segurança
Despedir-se do filho na entrada da escola é um dos momentos mais difíceis na vida de uma mãe ou um pai. Se o filho vai para o Maternal com 1 ano, a aflição é por deixar alguém tão pequeno e indefeso nos braços de um “estranho”. Se a criança já é um pouco maior, pode ser difícil por estar mais acostumada a ficar em casa ou porque parte o coração dos pais ouvir: “Não quero ir pra escola, quero ficar com você”. Sabemos que é uma missão difícil, mas, nessa hora, estufe o peito, não deixe que ela perceba a sua angústia e estimule que se sinta confiante e independente.
Se é você que não consegue se controlar na hora do “tchau”, considere pedir para que outra pessoa leve seu filho para a escola durante alguns dias. Com o tempo, você estará mais tranquilo (a) e poderá assumir a função outra vez.
8º) Procure se distrair
Será que ele está bem? Está comendo direito? A professora vai ajudá-lo quando ele precisar? Passar o dia pensando nessas questões só vai deixá-lo com rugas de preocupação. Por isso, procure manter a cabeça ocupada no período em que ficará sozinho. Que tal aproveitar para marcar um almoço com aquele amigo que você não vê faz tempo? Se estiver difícil de lidar com a angústia, procure conversar com outros pais que já passaram por isso. Eles podem transmitir conforto.
Se o seu filho vai passar por adaptação escolar, quanto antes trabalhar isso, melhor para ele e para você. A fase da preparação você já passou – pesquisou bastante e está seguro de sua escolha. No entanto, agora chegou a hora pra valer!
Em caso de dúvida ou insegurança, procure a equipe pedagógica do Colégio. Estamos aqui pra ajudar!
Por Livia da Silva Moraes, orientadora educacional da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1