Alimentação na infância (Novembro/2022)

Tendo em vista que a infância é a fase mais marcante no desenvolvimento, que nosso corpo é nossa morada e que precisa de cuidados constantes, adquirir bons hábitos alimentares, desde a primeira infância, é parte importante desse desenvolvimento. Além disso, uma alimentação alinhada à rotina escolar, que busque potencializar o desenvolvimento integral do aluno, traz benefícios para toda a vida.

Com isso, conversamos com a Nutricionista Ana Clara Dias para alguns apontamentos a respeito do tema.

Como deve ser a alimentação infantil?

O ideal é que a criança tenha uma dieta variada, desde a introdução alimentar.Isso fará com que diminua os riscos de seletividade alimentar, recusa e problemas em experimentar novos alimentos quando estiverem maiores.

Qual a importância da alimentação das crianças?

Podemos afirmar que, toda criança que se alimenta bem, cresce saudável, porém crescer saudável vai muito além da ingestão de nutrientes. Visamos também o comportamento social, onde o ato de sentar-se à mesa com a família e os colegas de escola é de suma importância.

Qual o papel da alimentação no desenvolvimento infantil?

A alimentação exerce um papel muito importante no desenvolvimento infantil, pois ao consumir alimentos mais gordurosos e açucarados, as crianças costumam ficar mais agitadas e com menos concentração.Analisando essas percepções podemos afirmar que alimentos mais saudáveis melhoram não só a saúde das crianças, mas também o desempenho na escola e o seu desenvolvimento como um todo.

Quais são os alimentos chaves para concentração?

Alimentos que podem ajudar na concentração das crianças são os alimentos ricos em ferro, zinco, magnésio, vitamina C, vitamina do complexo B e gordura vegetal boa, como: atum, ovo, banana, aveia, couve, espinafres, brócolis, nozes, castanhas, abacate… entre outros.

Como podemos fazer essas preparações?

Temos algumas sugestões práticas para o lanchinho da escola, como cookie de banana com aveia, panqueca de aveia, muffin, pãozinho e muito mais…

Obs: Alguns alimentos não podem ser consumidos por crianças menores de 2 anos. Consulte um nutricionista.