Alunas do 7º Ano do EF2 narram a sua experiência com o ensino bilíngue no Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (Novembro/2022)

Global Citizenship Education é um termo em língua adicional que significa cidadão do mundo, porém vai muito além de uma expressão que tem como significado o indivíduo que compreende o mundo ao seu redor, desempenhando o seu papel diante da situação global.

É de grande honra para nós, alunos(as) do Colégio Anchieta, recebermos uma educação com base nos importantíssimos temas: As violações dos direitos humanos, A desigualdade social e A pobreza.

Atualmente, temos estudado muito sobre esses assuntos em avaliações nas quais são apresentadas aos alunos pessoas que levaram esses conceitos muito a sério. Um exemplo, é Mahatma Gandhi, um advogado indiano que buscou incansavelmente a paz e a negação à violência. Podemos citar também Dandara, uma mulher que lutou bravamente contra a opressão, na época do Brasil Colonial. Por sua vez, o espaço do Colégio Anchieta é uma grande influência no modo de pensar de cada um que já passou por aqui. Temos, então, que refletir como um todo, em como e por que seguir atitudes que podem melhorar a sociedade. Nós, alunos(as), apreciamos os propósitos dos desafios que o colégio nos propõe de forma não somente avaliativa, mas também como formas de preparação para o mundo.

Com isso, esperamos adquirir,ainda mais, através das atividades acadêmicas, ao longo desse ano, valores, e estaremos dispostos(as) a arcar e agir com responsabilidade para tornar o mundo um lugar mais justo e humano. Dentro do Casarão Amarelo, a vontade de evoluir como ser humano nunca foi tão motivada. Conseguimos aprender,cada vez mais, que oportunidades estão sempre sendo concedidas e novas portas sempre são abertas para o futuro. Claro que também esperamos a colaboração de nossos colegas para que possamos conseguir trabalhar com o desenvolvimento sustentável em conjunto. Todos os estudantes têm capacidade suficiente para erguerem a cabeça e mudarem o simples dia a dia, basta sabermos coordenar e organizar atitudes e pensamentos. Sabemos que a escola vai ajudar no processo evolutivo dos alunos  mostrando,  cada vez mais, a importância de melhorarmos nossa visão diante do aprendizado diário.

O mundo nos propõe batalhas e o colégio nos prepara para enfrentá-las de forma inteligente e criativa. A educação global, ensinada na escola, nos faz perceber quantas oportunidades de melhor acessibilidade e educação nós podemos concretizar do melhor jeito quando formos mais velhos. Nós, aprendizes, exercemos não só o papel em uma nação, e sim, em uma humanidade inteira, pois pequenos atos mudam vidas.

Por Valentina Guaralde e Pietra Cipriano, alunas do 7º Ano do EF2