
Arteterapia: Uma jornada possível e bela! (Julho/2023)
Por onde anda tua criança? Sim!…aquela criança que cria – e se encanta com a criação! – que dança, canta e ri de si ao desafinar, que topa todos os desafios porque se sabe potente, que quase como mágica, se regenera de cortes físicos e na alma…que “ARTE” você fez ultimamente?
Muito se fala na “Arte pela Arte”, de não haver sentido que ela esteja a serviço de qualquer outro campo. Mas, quais os benefícios de se produzir Arte?
Com estudos e pesquisas mais aprofundados, foi possível objetivar os efeitos da Arte sobre o cérebro: além de ativar núcleos emocionais saudáveis, abrir portais para o conhecimento e criatividade, estimular e favorecer o funcionamento saudável do cérebro, a Arte é essencial para ativação da memória, a neurogênese. As linguagens artísticas promovem benéficas modulações cerebrais, ou seja: uma vida mais prazerosa, saudável e criativa. E você?…Por onde anda tua criatividade? Que espaços você dá ao teu SER criativo?
A criatividade é inerente à condição humana, e curiosamente, se desenvolve ao caminhar – quanto mais se coloca em condições de exercício criativo, mais criativo se torna o indivíduo. A pessoa saudável é criativa, mas, na vida cotidiana, o que temos frequentemente são situações de bloqueio, tensões, couraças, repressões, esquecimentos, encapsulamentos. O processo criativo é uma fonte, um fluxo… E como cuidar para que esse fluxo não se estagne nas rotinas tão engessadas da atualidade? Você conhece a Arteterapia? Ela é um caminho!
A Arteterapia, em sessões semanais – individuais ou em grupo – chega como mediadora, criando situações prazerosas para o processo criativo e fortalecendo a liberdade expressiva. Através da produção de imagens, o indivíduo se coloca, se olha, se reconhece. Como campo de livre expressão das emoções, e utilizando diferentes expressividades artísticas – artes plásticas, visuais, música, teatro, dança, literatura, tecelagem – aquilo que muitas vezes não consegue ser dito, ou não se tem sequer o conhecimento de que exista, ganha formas, cores, textura, gestos…trazendo à luz o que precisa ser visto e transformado.
O setting de Arteterapia é um local onde é possível experimentar e reaprender a ludicidade, a comunicação expressiva espontânea e a autonomia de expressão. Onde todo o universo do contemplar e fazer artístico torna-se caminho de cura, autoconhecimento, desbloqueio do fluxo criativo.
Que tal iniciar essa nova jornada através da Arte?
Mais do que aprender ou desenvolver técnicas, em Arteterapia, se tem a oportunidade de vivenciar, através de disparadores criativos, as emoções, dúvidas, anseios e expectativas – de acordo com a faixa etária – e transformá-las em expressão e ação. Trata-se de um encontro individualizante. A concepção é de um espaço onde se inspire e transpire Arte, e a descoberta que, na busca pela expressão do ser, muitos seres podem ser expressos.
“Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida” (Jung, 1920).
Por Jeany Amorim, Arteterapeuta junguiana, Psicopedagoga e Professora de Arte.