
Brincar é coisa séria!(Outubro/2023)
A primeira etapa onde acontece o início de todo o desenvolvimento e aprendizagem é na Educação Infantil. É impossível ultrapassar essa etapa sem dar ênfase ao lúdico, à brincadeira, à fantasia, ao encantamento e à imaginação.
O lúdico faz parte da natureza da criança, é uma linguagem inerente a ela. Para a criança, os benefícios de brincar vão muito além de exercitar a criatividade e a fantasia. É uma importante atividade para o desenvolvimento de dimensões afetivas, sociais, cognitivas e físicas-motoras.
Conforme Vigotsky (1998, p. 17), “quando se brinca, o ser humano cria, inova, deixa fluir sua capacidade e liberdade de inventar novas maneiras para progredir e resolver problemas circunstanciais”.
É por intermédio da brincadeira que a criança é preparada para a vida, assimilando, integrando e se adaptando ao meio em que vive. Sendo assim, o momento do brincar proporciona prazer e diversão, além de trazer desafios e provocar o pensamento reflexivo.
Para que os pequenos se sintam motivados a brincar, o incentivo e apoio de pais e educadores é imprescindível. Nesses momentos, eles precisam se sentir motivados, ativos, sempre aprendendo e fazendo novas descobertas, a partir da exploração de brinquedos e brincadeiras.
No ambiente escolar, todo esse potencial é usado a favor da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças, sempre com intencionalidade.
Estimule a brincadeira, participe, reforce e aproveite esse momento tão rico e significativo na vida da criança. Possibilite o direito de brincar, garantindo o desenvolvimento e a aprendizagem na infância. “O brincar é a mais alta forma de pesquisa”. – Albert Einstein.
Por Denise Amorim, Coordenadora da Educação Infantil e Fund. 1