Cidadania Global e a trajetória bi/multilíngue do Colégio Anchieta (Outubro/2022)

“Cidadãos Globais são aqueles que constantemente buscam aprofundar sua consciência de seu lugar e responsabilidade, local e global, em um mundo cada vez mais interconectado; aqueles que se solidarizam com os outros na busca de um planeta sustentável e um mundo mais humano, como verdadeiros companheiros na missão de reconciliação e justiça” (Cidadania Global: Uma Perspectiva Inaciana, 2019).

A Proposta Bilíngue do Colégio Anchieta reforça o compromisso da RJE em oferecer uma educação inovadora e de excelência, inspirada em valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de pessoas comprometidas com a Cidadania Global.

A trajetória bi/multilíngue no Colégio Anchieta teve início desde a primeira fase histórica da instituição, e sua estruturação e avanço vêm sendo apontados como os principais motivadores da quarta fase que, atualmente, a escola vivencia. Nas palavras do Padre Monnerat, destacadas no relatório subjetivo da U-Education, programa bilíngue da UNISINOS que assessora o colégio através da parceria com os colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica: “O colégio não era bilíngue, mas ensinavam 5 línguas aqui dentro, e era um colégio aberto para o mundo, de fato. No caso, claro, eram outros instrumentos, mas o colégio formava alunos como cidadãos globais. O colégio era fechado, era um internato, mas, aqui, ampliava-se a visão. E sempre diz nos documentos da Companhia, que a casa de um jesuíta é o mundo, então, em si mesmos, eles tinham que ser cidadãos globais”.

Por meio do ensino bi/multilíngue, os alunos ampliam suas vivências com os conteúdos estudados em língua de origem e em língua adicional de maneira natural, contextualizada e construída por meio do conhecimento ativo, de vivências e experiências que privilegiam a prática em situações cotidianas de aprendizagem.

No mundo globalizado, infinitas são as possibilidades de relações e comunicações. A língua inglesa, por ser a mais falada como segunda língua, além de desempenhar papel ímpar como língua oficial das ciências, dos estudos, das viagens, dos negócios e, por conseguinte, da comunicação com o mundo, funciona como ferramenta facilitadora destas relações.

Destarte, através da proposta bilíngue, os alunos desenvolvem múltiplos aprendizados em português e em inglês, tendo como base as dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa. Guiados pelas duas línguas, os alunos são protagonistas de um aprendizado que, a cada novo desafio, os tornam mais capazes de ampliar sua autonomia, o respeito pelas diferenças e a aquisição das linguagens/habilidades que serão necessárias em todas as fases de sua vida.

Por Emily de Paula, Coordenadora do Bilíngue