Colaboradores e Antigos Alunos do Colégio Anchieta Nova Friburgo, participam de Voluntariado Jovem Magis Anchietanum em São Paulo | Formação Continuada (Fevereiro/2023)

Nos dias 13 à 21 de janeiro de 2023, na cidade de São Paulo/SP., aconteceu a experiência Voluntariado Jovem (VJ) que é uma inserção sociocultural, que estimula o desafio à convivência de modo simples, comunitário e despojado, através da realização de um trabalho nas fronteiras da cidade (população de rua, imigrantes, refugiados, etc).

É um projeto viabilizado pelo Magis Anchietanum, que é um Centro de Juventude da Companhia de Jesus no Brasil, dedicado à formação e ao acompanhamento da juventude. Ele faz parte do Programa MAGIS Brasil, que articula as diversas experiências apostólicas da Companhia de Jesus junto à juventude.

As atividades foram concentradas em três frentes: oração, trabalho e formação. Nos dias de finais de semana, o foco foi a formação e reflexão, assim como espaços de oração e celebração e durante a semana, em pequenos grupos, os/as participantes passaram o dia realizando obras e projetos de acolhida, e a noite em atividades de convivência e formação aberta para a comunidade, além de espaços celebrativos e de partilha.

O VJ/23 contou com uma visita ao Memorial da Resistência, Cine Debate: 7 prisioneiros, Trilha Urbana na Avenida Paulista, guiados por Guilherme do Instituto Trilhas e uma série de palestras e formações.

Acervo pessoal de Camille Duarte | 1: Memorial da Resistência | 2: Avenida Paulista

Dentre elas o Painel de Análise de Conjuntura – refugiados, racismo e pessoas em situação de rua, com as digníssimas participantes: Bianca Dias (Mestranda em História Política e Social pela PPGH/UERJ), Vanessa Correia (Doutoranda em Ciências Socias pela FFLCH/USP e coordenadora da área projeto de vida no Colégio São Luís) e Luciana Ribas (Doutora em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito/USP).

Foram disponibilizadas 5 ONGs para a realização dos trabalhos voluntários, tais quais: o Arsenal da Esperança, a Casa de Oração do Povo da Rua, a cooperativa de catadores Recifavela e do SEFRAS – Ação Social Franciscana, os voluntários aturaram também no Centro de Acolhida ao Imigrante – Casa de Assis e no Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua – Chá com Padre.

Confira os depoimentos dos nossos colaboradores para a missão da Companhia de Jesus a seguir:

ARSENAL DA ESPERANÇA

“Durante oito dias, vivi a experiência de um voluntariado na cidade de São Paulo, mais especificamente no Arsenal da Esperança, lugar que acolhe cerca de 1200 pessoas em situação de rua. Acredito muito que nascemos para ser a resposta do mundo de alguém e nesses dias pude ver que, quem foi mais ajudado fui eu. Afinal precisei me ressignificar. Me redescobrir, para ser dono da minha visão e do que acredito. Através do Voluntariado Jovem, Jesus abriu a porta de várias respostas e questionamentos que eu tinha, percebi que não devo ser uma nuvem que só ameaça chuva, mas não carrega nada e através da liberdade, Ele me convidou a SER. Ser capaz de amar uma instituição que eu nunca tinha ouvido falar. Ser Consciente nas minhas ações. Ser peregrino. E ser capaz de lutar por um mundo mais justo e mais fraterno.”

Lucas Bonifácio, assistente administrativo do Colégio Anchieta e Assessor De Formação e Espiritualidade do Encontro Effatá

Vídeo por Juliana Arruda, coordenadora do Encontro Effatá e participante do Voluntariado Jovem 2023

SEFRAS – Pop Rua

“Foram dias de muita intensidade e aprendizado, onde pude conhecer um pouco do cotidiano paulista na prática e passar um pouco pela realidade que os trabalhadores de projetos sociais passam. Minha missão durante esse período foi no Sefras Pop Rua, também conhecido como “chá do padre”, local que garante à uma parte da população de rua o acesso aos alimentos no horário de café da manhã, almoço e janta e disponibiliza momentos de banho e de convivência no geral. Foi uma experiência muito diferente e intensa por ter muito trabalho envolvido e, estar lidando com pessoas em situações que nunca passei. Mas ao mesmo tempo foi extremamente gratificante ouvir e sentir o quanto eu fiz bem para aqueles que estavam ali. Terminei essa missão com a certeza de que fiz o meu melhor e mudei pelo menos um pouquinho a vida de muita gente. Espero poder passar por vivências como essa outras vezes. Um pouquinho que cada um consegue fazer para o outro, já faz uma diferença enorme no mundo!”

Mariana Marins, antiga aluna da turma de 2022

Acervo pessoal de Camille Duarte | “Rotina de trabalho voluntário no SEFRAS – POP Rua”

“A experiência como um todo foi transformadora. Eu sou extremamente grata ao Colégio Anchieta, por me proporcionar conhecer a espiritualidade inaciana e me aproximar de gente tão boa. Aprendizados como esse são levados por toda uma vida! Conhecer e conviver com tantos sonhos e serviços é promover uma real humanidade. Afinal, segundo o Frei Thiago “Há muitas pessoas no mundo. O que falta é gente!” A mensagem que eu deixo é: experimente a gentileza, o cuidado e o olhar para aqueles que não são vistos. Todos são universos inteiros.

Camille Duarte, comunicadora do Colégio Anchieta

Na imagem estão Mariana Marins, Lucas Bonifácio e Camille Duarte

Tomai, Senhor, e recebei

Toda a minha liberdade, a minha memória também.

O meu entendimento e toda a minha vontade

Tudo o que tenho e possuo, vós me destes com amor.

Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo

Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.

Dai-me somente, o vosso amor, vossa graça

Isto me basta, nada mais quero pedir.

Oração de Santo Inácio de Loyola

Por Camille Duarte, comunicadora do Colégio Anchieta