Como a tecnologia pode auxiliar no aprendizado? (Outubro/2023)

A tecnologia, como conhecemos hoje, é uma ferramenta que foi desenvolvida em meados do século XVIII, juntamente com o processo da Primeira Revolução Industrial. Esse período é caracterizado pela ascensão das máquinas e de diversos equipamentos no processo de produção, juntamente do uso do carvão mineral, da máquina a vapor, da locomotiva e do telégrafo.

Mas, foi apenas no século XX que esse processo tecnológico foi sendo altamente aprimorado, principalmente na área da comunicação e da divulgação de informações, conhecimento e cultura. Nessa época, o rádio e o telefone foram os principais meios de interação utilizados, além do uso das cartas, telegramas, jornais e revistas.

Por conseguinte, na atualidade, essa dinâmica tecnológica continua em ascensão, sendo cada vez mais acessível e elaborada. Dentre os instrumentos desenvolvidos, pode-se destacar as criptomoedas, o metaverso, inteligência artificial, robótica, impressora 3D, realidade virtual, realidade aumentada, entre outros. Nesse contexto moderno, o homem tornou-se altamente dependente desses recursos, visto a comodidade e o rápido acesso a diversos serviços que a tecnologia garante no dia a dia de todos.

Tendo em mente essa questão, verifica-se que esse artifício pode ser amplamente utilizado em prol do aprendizado, devido as vantagens que esse dispositivo pode oferecer:

1. Melhor interação entre alunos e professores, visto que ao utilizarem ferramentas e plataformas que são conhecidas pelos estudantes, os educadores adquirem bons resultados na hora do estudo, melhorando o relacionamento e o entendimento do conteúdo.

2. Maior interesse pelo aprendizado, já que a tecnologia é um assunto que desperta a atenção dos jovens e, quando aplicada à educação, consegue instigar a curiosidade dos alunos para aprender de uma maneira mais agradável e inteligente.

3. Aumento da qualidade do aprendizado, posto que as metodologias de ensino, quando contam com processos tecnológicos, são mais eficientes e apresentam novas perspectivas em relação às aulas tradicionais. Além disso, os alunos podem valer-se de diversas ferramentas para atender aos objetivos estabelecidos pelos professores. 4. Maior engajamento dos alunos, eis que a geração atual é extremamente ligada a tecnologia e conectividade, permanecendo atualizada sobre tudo que acontece no mundo e com acesso contínuo à internet. Assim, a tecnologia é capaz de contribuir no interesse e na manutenção da atenção dos alunos, facilitando todo o processo de ensino.

5. Maior facilidade em personalizar a jornada de aprendizagem de cada estudante de acordo com as necessidades pessoais e acadêmicas, permitindo que o professor acompanhe de forma individualizada cada estudante, com acesso a dados para a melhor intervenção pedagógica. Ademais, permite que os educadores desenvolvam as aptidões dos alunos com maior eficácia, contribuindo significativamente para o sucesso.

6. Melhor avaliação do aprendizado, à medida que a correção e feedback das tarefas realizadas tornam-se muito mais ágeis. As lições também podem ser feitas a partir de games ou outras atividades práticas que permitam explorar as teorias aprendidas no ambiente digital.

Nota-se, portanto, que a educação deve acompanhar essa evolução tecnológica que vem ocorrendo em todas as áreas, sob pena de tornar-se obsoleta e desinteressante, deixando de atender aos anseios dessa nova geração acostumada a vivenciar diversas ferramentas tecnológicas em todos os âmbitos de sua vida. Por esta razão, desenvolvemos um projeto que pretende confirmar os benefícios da tecnologia como uma ferramenta que auxilia na obtenção de conhecimento: o jogo virtual Inflação Alerta! (CLIQUE AQUI)

Esse projeto desenvolvido pelo nosso grupo da eletiva Financial Education é um exemplo concreto de como a tecnologia pode ser aplicada de forma eficaz e engajadora. Ao criar o jogo virtual, nosso objetivo principal foi proporcionar uma experiência de aprendizado descontraída e divertida sobre o tema da inflação. Através da utilização da internet, o jogo pode ser acessado e divulgado em escolas de todo o país, o que possibilita um amplo alcance e democratização do conhecimento.

O jogo funciona em um sistema de rodadas em que a inflação sofre um acréscimo a cada uma delas, instigando os jogadores a buscarem maneiras de se “protegerem” de seu aumento. Investir em ações, imóveis ou até mesmo na poupança são estratégias que os jogadores podem adotar para se resguardarem dos efeitos negativos da inflação. Além disso, os usuários precisam gerenciar atributos como saúde e estresse, sendo penalizados caso não realizem um bom trabalho. Tal fato implementa uma maior conscientização sobre a importância do equilíbrio e planejamento financeiro.

A criação do jogo utilizando a engine gráfica Unity ocorreu em duas partes: a visual (design, criação de artes, textos, etc.) e programação (botões, funcionalidades, etc.). O resultado foi uma ferramenta educacional envolvente e interativa, capaz de despertar o interesse dos estudantes pelo tema da inflação. Assim, fica evidente que a tecnologia tem um papel fundamental na melhoria da qualidade do ensino, proporcionando acesso a informações que antes eram mais difíceis de se obter. Através de recursos, como jogos virtuais, os alunos têm a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e participativa, desenvolvendo habilidades práticas e ampliando seu conhecimento de forma significativa.

Diante desses benefícios, é imprescindível que as escolas em todo o Brasil se adaptem à evolução tecnológica e implementem mudanças visando o melhor para os alunos. Assim como o Colégio Anchieta, que substituiu os livros físicos por materiais digitais, buscando melhorar a qualidade das aulas, outras instituições educacionais devem buscar maneiras de incorporar a tecnologia de forma efetiva em seus currículos. Através da utilização de dispositivos eletrônicos, softwares educacionais e recursos interativos, as escolas podem transformar a maneira como o conhecimento é transmitido, tornando as aulas mais atrativas, envolventes e alinhadas com as demandas do mundo contemporâneo. A adaptação à evolução tecnológica permitirá que os estudantes estejam preparados para os desafios do

século XXI, desenvolvendo habilidades relevantes para o mercado de trabalho e para uma participação cidadã mais ativa.

Torna-se, portanto, fundamental que as instituições educacionais adotem uma postura proativa em relação à integração da tecnologia, aproveitando seus benefícios educacionais e promovendo uma aprendizagem mais significativa e acessível a todos os alunos. Dessa forma, poderemos aproveitar plenamente o potencial da tecnologia como uma poderosa ferramenta de aprendizado e empoderamento dos estudantes. LINK DO JOGO: https://pedrowermelinger.github.io/EducacaoFinanceira/

Fontes:

DESENVOLVIMENTO Tecnológico: Guia Completo para Administradores. [S. l.], 24 jan. 2019. Disponível em: https://fia.com.br/blog/desenvolvimento-tecnologico/#:~:text=Especula%2Dse%20que%20a%20palavra,para%20substituir%20o%20trabalho%20artesanal. Acesso em: 6 jul. 2023.

DIANA, Daniela. Meios de Comunicação. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/meios-de-comunicacao/. Acesso em: 6 jul. 2023.

NOVIDADES tecnológicas do século XXI. [S. l.], 29 jan. 2022. Disponível em: https://ctpp.com.br/geral/novidades-tecnologicas-do-seculo-xxi/. Acesso em: 6 jul. 2023.

TECNOLOGIAS digitais na educação: 7 razões para adotar. [S. l.], 10 dez. 2021. Disponível em: https://blog.conexia.com.br/tecnologias-digitais-na-educacao/#:~:text=Aumenta%20o%20engajamento%20dos%20alunos&text=Em%20outras%20palavras%2C%20a%20tecnologia,desist%C3%AAncia%20em%20participar%20das%20aulas. Acesso em: 6 jul. 2023.

Por Helena, Pedro W, Maria Clara, Rafaela, Isabela, Beatriz e Anna Clara, Alunos do Colégio