Como as redes sociais impactam nas tendências culturais (Dezembro/2024)

As redes sociais mudaram a sociedade, facilitando não apenas a forma como nos comunicamos, mas também influenciando a maneira como consumimos cultura e nos expressamos. Seu desenvolvimento teve tanto impactos positivos quanto negativos, como todos bem sabem, mas, em relação à cultura, pode-se destacar os seguintes pontos: a democratização do acesso e da disseminação da cultura e a rápida viralização de tendências.

Primeiramente, pode-se ressaltar, como um dos principais benefícios proporcionados pela internet, a popularização da criação e do compartilhamento de conteúdo. Antes, a produção cultural era controlada por instituições e grandes meios de comunicação; já hoje, qualquer pessoa pode se tornar um criador de conteúdo, compartilhando seu estilo de vida, dicas, notícias e opiniões. Com essas inovações, vozes foram dadas às minorias que antes eram excluídas, promovendo, assim, um mundo com mais diversidade.

Ademais, as mídias sociais permitem a rápida viralização de tendências (também conhecidas pelos jovens como “trends”, do termo em inglês). Um vídeo, um meme, um texto ou uma foto pode alcançar milhões de curtidas e visualizações em minutos, influenciando o modo de viver, a moda e até mesmo os pensamentos políticos dos usuários. Ótimos exemplos disso são quando alguma música se torna viral em um aplicativo e, alguns dias depois, está na lista das mais tocadas no mundo, ou até mesmo, agora, durante o período de eleições, é possível ver muitos políticos utilizando as redes sociais como meio de propaganda eleitoral.

Outro fator importante é a maneira como elas mudam a perspectiva de mundo e o comportamento das pessoas. Sob esse viés, muitas campanhas sociais, como o feminismo, a conscientização sobre o meio ambiente e a luta contra o preconceito, conquistaram um grande reconhecimento devido ao alcance que a internet proporciona. Movimentos como “Black Lives Matter” e “#MeToo” ganharam força e visibilidade através desse meio, influenciando mudanças culturais globais.

Contudo, a tecnologia também impactou negativamente a população. Atualmente, muitos indivíduos vivem dependentes das interações superficiais na internet, fazendo de tudo para conquistar mais e mais “likes”. Nesse sentido, muitos jovens podem sentir uma certa pressão para sempre estarem atualizados sobre o que é novo, o que pode gerar ansiedade e insegurança, que, em alguns casos, os leva a cometer atos que põem em risco sua própria vida, como desafios arriscados, com o objetivo de viralizarem. Dessa forma, fica evidente a profunda e infeliz necessidade de se obter coisas tão supérfluas como visualizações e curtidas, com as quais a humanidade sofre atualmente.

Portanto, pode-se concluir que as redes sociais são uma das ferramentas mais poderosas que existem hodiernamente, considerando que elas impactam diretamente as tendências culturais ao redor do mundo. Logo, é imprescindível que os usuários saibam como utilizá-las de maneira correta, a fim de atenuar suas consequências prejudiciais e promover uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.

Maria Eduarda Campello Costa Vezzani, Aluna 9º ano.