Como Santo Inácio, “ser mais com os demais” (Julho/2024)
O mês de julho nos coloca em espírito de oração, culminando com a Semana Inaciana, que inaugura para nós o segundo semestre letivo. Este ano, celebramos os 500 anos da peregrinação de Santo Inácio de Loyola em sua jornada sagrada para Jerusalém. Em cada passo dado, vemos a busca ardente de Inácio pelo encontro profundo com Deus, desejando tocar e ser tocado pelos lugares onde nosso Senhor Jesus Cristo viveu, amou, entregou-se, sofreu e ressuscitou.
Como Inácio, e inspirados pela espiritualidade por ele vivida e compartilhada, nossa comunidade educativa precisa desse mesmo fervor e desejo de um encontro que nos converta em pessoas de oração e serviço aos demais, pessoas de profundidade e de compromisso com o Reino. Encontro que se faz em companhia de outros, para “Ser mais com os demais”, ser mais com Cristo, em cada momento e em cada lugar da história que escrevemos juntos. Encontros que revelam passos firmes e guiados pela mão de nosso Senhor e Criador, assim como foram os passos de Santo Inácio, quando ele, deixando-se moldar, entregou-se inteiro e sem reservas – “Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória também, o meu entendimento e toda a minha vontade…” – buscando conformar-se somente à vontade de Deus.
Ao recordar os momentos em que Inácio contemplava os lugares santos, vamos nos permitindo mergulhar na contemplação dos mistérios da vida de Cristo. E ao meditar sobre os acontecimentos da Sua vida, crescemos em amor e compreensão de toda a humanidade, que se revela nas pessoas que somos e que servimos, com as quais convivemos e empenhamos nossas histórias de vida, e os sagrados dons que recebemos para “Ser mais com os demais”, para sermos transformados interiormente, assim como Inácio foi.
Na humildade de Inácio, que se reconhece peregrino e companheiro, somos chamados a abandonar nossas seguranças e apegos, para assumir uma jornada desafiadora e apaixonante, cheia de obstáculos e belezas. Uma jornada que revela o mundo como lugar onde Deus acontece, na “mística dos instantes”. Sabemos que a peregrinação de Santo Inácio não foi isenta de dificuldades e desafios, mas ele confiou plenamente na providência divina e na intimidade que construiu com o Senhor. Só assim podemos peregrinar com certeza e confiança: não estamos sós e todos somos terra santa!
Que possamos aprender com seu exemplo a sermos mais atentos à presença de Deus em nosso cotidiano, reconhecendo que cada momento vivido e partilhado é uma oportunidade de servir e amar mais profundamente, mais em ações do que em palavras, assumindo que podemos mostrar um caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais, que podemos caminhar junto aos mais pobres e descartados pelo mundo, que podemos acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperanças e que podemos, sim, colaborar com o cuidado da Casa Comum. Tudo isso fez Santo Inácio em sua jornada!
Senhor,
Que, como Inácio, façamos de nossas vidas uma peregrinação contínua em direção a Vós, sempre buscando o magis, o mais, o maior serviço e louvor de Vossa Divina Majestade. Que nossa oração seja um constante diálogo convosco, onde escutemos Vossa voz e sigamos Vossos caminhos com alegria e confiança.
Dá-nos, Senhor, a graça de, como Santo Inácio, sermos peregrinos no coração, sempre em movimento, sempre buscando, sempre amando, sempre servindo. Que nossa vida e missão, realizadas neste colégio com Vossos filhos a nós confiados, sejam um reflexo de Vosso amor e a realização de Vossa vontade. Amém.
Por Angélica C.R.H. Engel, Coordenadora de Formação Cristã