Consciência Global (Janeiro/2023)
Em um mundo cada vez mais interconectado e interdependente, é preciso uma pedagogia transformadora, que capacite os alunos a solucionar desafios persistentes que envolvem toda a humanidade, relacionados ao desenvolvimento sustentável e à paz.
(UNESCO, 2015, p.11)
Ao se pensar a formação de um cidadão global, a promoção de práticas e de atitudes que gere uma reflexão para além do local ,deve ser incentivada. Em um mundo globalizado, o indivíduo precisa ser capaz de se reconhecer como parte de uma comunidade mais ampla e estar comprometido na construção de uma sociedade sustentável, justa e inclusiva.
Nesse sentido, a consciência de que todos dividem a mesma casa comum e que os seres humanos são responsáveis por cuidar dessa casa, deve ser enfatizada. Dessa maneira, educar implica trabalhar valores e habilidades que permitam a formação de um cidadão que reflita sobre suas ações e que leve em consideração os impactos dessas ações que podem ser individuais, como economizar luz e água em casa, ou ações coletivas, como hortas comunitárias, ou globais, como o desenvolvimento de tecnologias para novas fontes de energia.
O Colégio Anchieta está comprometido com a formação integral desse cidadão global consciente do seu papel no mundo. Em conformidade com seu Projeto Educativo Comum (PEC), a escola trabalha buscando sempre atingir a excelência na construção de um ambiente adequado ao desenvolvimento da cidadania global por meio da gestão colaborativa e sustentável.
Por Salim Jorge, professor de geografia do Colégio Anchieta
Referências:
REDE JESUÍTICA DE EDUCAÇÃO. Projeto educativo comum da rede jesuíta de educação básica: 2021-2025. São Paulo, 2021
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XX. Brasília, 2015