Deixe-se surpreender (Outubro/2023)
“Deixe-se surpreender, Manu”. Essa foi a frase que moveu os meus dias durante a Semana Santa Jovem 2023, dita pela minha xará e monitora, que no início pareceu com pouco sentido, mas essas 18 letras permitiram a minha entrega a essa experiência tão incrível.
Surpreender verbo
1. transitivo direto e intransitivo e pronominal
causar ou ter surpresa; espantar(-se), admirar(-se).
Dos dois sinônimos propostos pelo dicionário, eu fico com o segundo: admirar-se, porque durante a Semana Santa eu me deixei ser surpreendida pela Certeza e me permitir admirá-la. A certeza ser motivo de surpresa, isso acaba sendo um pouco contraditório, não? Como algo certo, previsível, irrefutável pode deixar alguém surpreendido? Bom, a minha Certeza, que despertou na SSJ, foi a que trouxe para mim, como um clarão de luz, a convicção do caminho do MAGIS, do amor, do serviço, da fé e da espiritualidade. Essa Certeza que te move e te guia para um propósito muito maior do que aquele que se escreve em um caderno de metas semanais. Um ideal que transcende o seu ser e te faz admirar a vida, o cuidado e o compromisso com o outro.
“Em tudo amar e servir”, “O Amor é a partilha do ser e do ter”, “Seja mais humano”. Esses são alguns dos ensinamentos inacianos que conseguem resumir um pouco a experiência da SSJ. Durante essa vivência fui relembrada da unidade dos valores cristãos e do meu papel como ferramenta da obra Dele, que me deixou com o sentimento de buscar por mais e de querer ser mais, ser MAGIS, para a família, para a fé, para os amigos e para o próximo.
Aquela certeza, que antes parecia previsível, foi transformada em um sentimento que toma o corpo e a alma, que reconhece as tribulações do caminho de Jesus e que permite se entregar ao Seu abraço bondoso, amoroso e generoso. E quando digo que essa transformação veio como uma surpresa, é pela leveza que esse mar de amor e serviço chegou ao meu coração e pela forma que, tão facilmente, me reconectou com a minha fé e os valores que tanto prezo.
Por isso, “Deixe-se Surpreender”, pois essa certeza, essa escolha, essa confiança no amor Dele depende, também de nós, da nossa abertura para a Sua bondade, para o Seu abraço, da entrega do nosso coração a Ele, do reconhecimento da nossa vulnerabilidade e das nossas inseguranças e da nossa permissão para deixar Deus fazer tudo que ele deseja fazer por nós, por amor.
A Semana Santa Jovem me deu esse esclarecimento de presente, como aquele que você já sabe que vai ganhar, mas não imagina o quanto isso será importante para a sua formação como cidadã, como cristã e, principalmente, como ser humano.
Por Manuela Pitaluga, Aluna do 3º Ano do Ensino Médio.