Desafios do combate à evasão escolar no Brasil (Junho/2023)

A evasão escolar é um problema muito comum no Brasil, pois diversos estudantes tendem a abandonar os seus estudos muito cedo. Isso ocorre porque buscam contribuir para a renda da família e fugir do desinteresse gerado pelas instituições educacionais.

Grande parte dos casos de evasão escolar são ocasionados pelo fato de o estudante contribuir para a renda familiar, muitas vezes, através de empregos que aceitam o aluno trabalhar durante meio período. O fato de o jovem buscar uma solução para resolver seus problemas financeiros ocupa muito de seu tempo, por isso, prefere abandonar a escola para reservar mais tempo e energia durante o dia.

Além disso, muitos alunos têm um olhar de desinteresse voltado às instituições educacionais, já que as escolas não conseguem prender a atenção dos estudantes, que observam outras práticas e locais com muito mais interesse e desejo de frequentá-los. Por conta disso, decidem esquecer os estudos e colaborarem com as necessidades da família, por exemplo, realizando tarefas domésticas.

Assim, os governos locais poderiam oferecer maior suporte às famílias, impedindo que o jovem desista da escola. Ademais, as instituições educacionais poderiam ajustar o modo de suas didáticas, buscando ser mais interessantes e inclusivas com os estudantes.

Por Bernardo Buarque, aluno do 9° ano do Fundamental 2