Parte II – Educação Inaciana: O Legado Transformador de Santo Inácio para a Formação Integral e Cidadania Global (Agosto/2024)
Prezado Santo Inácio de Loyola
Sobre a Cidadania Global, Santo Inácio, esse é um tema que merece destaque. A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), confirmando uma visão vanguardista, defende que a educação para a Cidadania Global é fundamental para a formação de indivíduos capazes de contribuir para a construção de um mundo mais justo, fraterno e sustentável, como parte integrante da Casa Comum. O compromisso com a cidadania global não se limita a aceitar ou tolerar as diferenças. Inclui o envolvimento direto na promoção da justiça, da paz e da sustentabilidade em todo o mundo. Isso significa que os alunos devem ser capacitados a não apenas compreender as questões globais, mas também a agir de maneira moralmente responsável para enfrentar esses problemas.
Para integrar e nortear todos os que fazem parte da RJE, foi elaborado um importante documento que é um instrumento para concretizar a missão da Rede: o Projeto Educativo Comum (PEC). Este é um documento que estabelece diretrizes para a educação jesuítica no Brasil e articula os princípios cristãos e inacianos, garantindo a qualidade e a coerência da formação oferecida aos alunos. Para 2025, já nos animamos a avaliar a meta de ser uma rede de centros inovadores de aprendizagem integral que educam para a Cidadania Global, com gestão colaborativa e sustentável.
Trata-se de um documento que possui valores que nos inspiram sobremaneira e nos emocionam quando vemos, na formação de nossos jovens, a presença de cada um deles. Vamos lhe contar quais são, para que você possa perceber quão valiosa é a formação dos homens e mulheres que passam pela RJE.
Começamos com o Amor e Serviço, inspirados em Jesus Cristo, colocando nossos dons a serviço dos outros. Depois, temos a Justiça Socioambiental, onde buscamos a construção de uma sociedade que seja justa, que reveja suas estruturas sociais e que cuide do nosso lar. Temos também o Discernimento, e o Cuidado com a Pessoa, pensando em um mundo fraterno e solidário, nos responsabilizando pelo bem uns dos outros. Por fim, temos como princípios e valores a Formação Integral, Colaboração e Sustentabilidade e a Criatividade e Inovação, que pensam com solidariedade nas formas de estar no mundo, e que de maneira criativa e inovadora, responde ao que se propõe o documento.
Neste contexto, a Cidadania Global emerge como um conceito fundamental para a educação do século XXI. Mais do que conhecimento teórico, a educação para a cidadania global promove também o diálogo intercultural, reconhecendo e respeitando as diferentes culturas mundiais e promovendo a transformação social; o cidadão global não se limita a observar a realidade, mas se coloca como protagonista na busca por soluções para os problemas do mundo. Aqui, não há fronteira geográfica!
Em relação ao desenvolvimento do compromisso da Rede com a Cidadania Global, o I Congresso da Rede Jesuíta de Educação, em 2019, trouxe importantes contribuições
acerca do contexto do avanço da globalização e seus impactos sobre a sociedade. O Pe José Alberto Mesa, em sua fala durante o Congresso, resgata o comentário do Padre Geral Sosa, que é certeiro em precisar os principais problemas a serem enfrentados. Diz ele: “Como podem nossos colégios acolher e oferecer uma formação para a cidadania global que, respeitando as particularidades locais das culturas, evidencie nosso potencial e compromisso universal?” (SOSA apud MESA, 2020, p. 49).
Dessa forma, através da educação para a cidadania global, são desenvolvidas habilidades e competências nos educandos para que, de fato, possam ser os agentes transformadores da sociedade, tornando-a mais humana, tolerante e inclusiva, colocando seus dons a serviço do bem comum, independentemente dos obstáculos que poderão surgir nesta empreitada.
Assim, a Companhia de Jesus, através da Rede Jesuíta de Educação Básica, atenta à complexidade do mundo em constante transformação, incentiva comportamentos que promovam a capacidade de inovar para a construção de um pensamento (e suas ações) em termos globais.
Nossa missão é oferecer uma educação de excelência, fundamentada em valores cristãos e inacianos, com o objetivo de formar cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos. Todas essas questões são, na verdade, desafios propostos para nós, professores. O mundo se transformou radicalmente e os estudantes estão com a atenção voltada para os aparelhos eletrônicos, sobretudo os smartphones, o que gera uma concorrência com os professores e com os processos de ensino-aprendizagem. Dentro de um padrão de vida voltada para o entretenimento, para o acúmulo de likes, a proposta da educação jesuíta aparece como ainda mais relevante e revolucionária.
Por Elaine Guaralde, Franciane Zebendo, Gabriel Teixeira, Juliana Ferreira, Karen de Castro, Mateus Barradas, Rita Siqueira, Roberta de Almeida e Simone Machado, Colaboradores.
Referências:
REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO. Projeto educativo comum da rede jesuíta de educação básica: 2021-2025. 1. ed. São Paulo: Rede Jesuíta de Educação, 2021.
MESA, José Alberto. Educação Jesuíta para a Cidadania Global. In: Anais do I Congresso RJE da Rede Jesuíta de Educação / VI Congresso Inaciano de Educação. São Paulo: Aneas Edições Loyola, 2020.
REIMERS, Fernando. Desafios e Práticas Inovadoras em Educação para a Cidadania. In: Anais do I Congresso RJE da Rede Jesuíta de Educação / VI Congresso Inaciano de Educação. São Paulo: Aneas Edições Loyola, 2020.