Educando para o Futuro Financeiro: Um Projeto de Intervenção Social na Eletiva de Educação Financeira (Janeiro/2024)
Uma enorme lacuna na formação educacional de estudantes do século XXI, é sem dúvida, a educação financeira, que demostra sua importância e relevância na contemporaneidade.
Felizmente, nesse último semestre, participamos de uma disciplina eletiva, com o intuito de explorar e desenvolver tais habilidades.
A principal questão abordada, foi o empreendedorismo, algo que cresce exponencialmente com o aumento dos meios virtuais.
Assim, nos foi sugerido buscar e apresentar uma proposta empreendedora objetivando desenvolver um projeto social, que também vislumbrasse lucros.
A influência avassaladora da tecnologia na vida humana tem se tornado cada vez mais evidente, e nesse contexto, uma área que se destaca tanto por sua popularidade quanto por seu crescimento exponencial é a dos e-sports.
Nas vastidões da internet, encontramos inúmeros exemplos de pessoas que transformaram suas vidas e a de outros por meio dos videogames. Grandes pro-players, como o renomado “Fallen”, têm se destacado não apenas por sua habilidade nas partidas, mas também por projetos inovadores, como a Gamers Academy, que beneficiam e apoiam ativamente a comunidade de jogadores.
Além disso, influenciadores como “Nobru” conquistaram um lugar de destaque na cultura brasileira, partindo de uma origem humilde para se tornarem verdadeiros ícones desse mundo.
Diante desse cenário, surgiu a indagação: como podemos utilizar a influência dos jogos eletrônicos para promover um impacto social positivo, ao mesmo tempo em que proporcionamos oportunidades financeiras?
Após extensas análises e com a orientação do professor Sávio Rego, concebemos um projeto com o propósito de atrair jovens provenientes de comunidades carentes para um espaço seguro, onde teriam acesso a equipamentos eletrônicos e a oportunidade de interagir diretamente com o meio virtual.
O objetivo principal é desenvolver habilidades valiosas tanto para suas vidas profissionais quanto sociais, explorando ao máximo os benefícios que a tecnologia pode oferecer.
Mas como colocar esse projeto em prática?
Inicialmente, delineamos nossas ideias e metas, buscando a abordagem mais prática e impactante para dar vida ao que logo batizaríamos de NextLevel.
Com esse propósito em mente, constatamos que a estratégia mais viável consistia em um início simples, porém efetivo, voltado diretamente às escolas públicas, convidando as crianças a se unirem à nossa nobre causa. O incentivo para adesão seria a oferta de um espaço seguro e cativante, onde pudessem aprimorar o desempenho escolar e se conectar com seus colegas.
Dada a restrição orçamentária inicial, optamos por utilizar os próprios dispositivos eletrônicos dos participantes e um local de fácil acesso, permitindo assim a interação virtual sem pesar demasiadamente nos custos.
É fato que, após uma divulgação adequada e uma estratégia de marketing bem-sucedida, grandes companhias e pessoas que atuam na área se interessarão a ajudar a proposta.
De tal modo, buscaremos parcerias com empresas e instituições que compartilham dos mesmos valores, compreendendo a importância de investir no potencial transformador dos e-sports. Essas parcerias possibilitarão a captação de recursos e doações de equipamentos, viabilizando a criação desse espaço de acesso à tecnologia para jovens das comunidades carentes.
Além disso, estabeleceremos uma grade de atividades e capacitações, desenvolvidas com a colaboração de especialistas e profissionais do setor. Nesse espaço, os jovens terão a chance de aprimorar suas habilidades em jogos competitivos, bem como em outros aspectos complementares, como o estudo da programação, trabalho em equipe, disciplina e resiliência e aprendizado da língua inglesa – competências fundamentais também para suas trajetórias fora dos jogos eletrônicos.
Lembrando, a proposta é não apenas oferecer entretenimento e diversão, mas proporcionar um ambiente que estimule o aprendizado e o desenvolvimento pessoal, empoderando esses jovens para que se tornem protagonistas em suas próprias histórias. Consequentemente, podendo um dia adentrar o mercado de trabalho e possuírem diversas oportunidades, incluindo vagas na NextLevel futuramente.
Ademais, o projeto inclui ações voltadas para a comunidade local, visando compartilhar os benefícios gerados pelo espaço com o entorno. Estamos comprometidos em promover eventos e campeonatos beneficentes, nos quais parte da arrecadação será destinada a investimentos no projeto e a campanhas beneficentes, fortalecendo assim o impacto positivo gerado pela iniciativa.
Contamos, ainda, com o suporte e incentivo da escola e professores envolvidos, podendo dar assistência pessoal para crianças que apresentarem dificuldade na escola. Essa união de forças é essencial para consolidar o plano e maximizar seus resultados.
Em síntese, nosso propósito é construir uma ponte entre os e-sports e o desenvolvimento social, oferecendo aos jovens talentos uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional por meio da tecnologia. Estamos confiantes de que, com o comprometimento de todos os envolvidos, nosso projeto se tornará uma referência na promoção de mudanças positivas em nossas comunidades.
Juntos, escreveremos um capítulo de sucesso e inclusão, impulsionando a próxima geração de talentos e líderes que, por meio dos e-sports, conquistarão novos horizontes, tanto no mercado de trabalho, para si mesmos e para a sociedade como um todo. O futuro está à nossa frente, e estamos prontos para transformá-lo, um jogo de cada vez.
Por Arthur Klein Belfort, Gustavo Barros Mesquita, Gustavo Sardella Alvim, João Marcelo G. Porciúncula e Vitório Werly Gomes, alunos da 2ª Série do Ensino Médio.