Formação de professores: Diretor da RJE, Professor Fernando Guidini, palestra sobre a construção de uma educação de qualidade na perspectiva jesuíta (Abril/2023)

Nesta terça-feira (25), foi realizada a reunião de professores do Colégio Anchieta, com a presença do Diretor da RJE, professor Fernando Guidini, que trouxe diversos tópicos relevantes para a construção de uma educação de qualidade com foco na Pedagogia Inaciana. Entre eles, destacou-se a meta da educação jesuíta como sendo a formação de agentes multiplicadores e de homens e mulheres para os outros, pretendendo-se formar líderes no serviço, homens e mulheres competentes, conscientes e comprometidos com a compaixão.

Outro tema abordado por Guidini foi a autoria do currículo, que deve ter como sujeitos os próprios alunos e professores, valorizando suas experiências e saberes. Além disso, foi destacada a importância da cultura de profundidade do conhecimento como forma de incentivar uma aprendizagem significativa e não apenas superficial.

A tradição da proposta pedagógica da Companhia de Jesus também foi mencionada, com a inovação sendo vista como um compromisso para atualizar e melhorar essa tradição. Nesse sentido, a intencionalidade do projeto pedagógico e da proposta curricular torna-se fundamental para garantir uma educação de qualidade.

O professor Fernando ressaltou a importância da aprendizagem integral e do projeto de vida dos estudantes, que devem ser vistos como sujeitos ativos no processo educativo. A didática, por sua vez, deve ser pensada de forma integral, levando em consideração as múltiplas dimensões do ser humano.

As tecnologias foram citadas como um fator a ser considerado na educação, mas sem perder de vista a importância das estruturas e da sustentabilidade, que garantem os meios e fins da educação. Além disso, as evidências do passado, presente e futuro também devem ser consideradas para orientar as práticas pedagógicas.

Professor Guidini enfatizou a importância da ecologia integral, levando em conta a casa comum que compartilhamos e a necessidade de uma educação que forme cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.

Por fim, citou o documento Tradição Viva ao mencionar os deveres de cada um de nós em todos os colégios jesuítas, que devem acolher o sentido de admiração e esperança, valorizando a tradição, discernindo as necessidades do mundo e desejando experimentar novas formas de alcançar os objetivos tradicionais, a maior glória de Deus e a salvação das almas.

Todos esses temas destacados por Prof. Dr. Fernando Guidini apontam para uma educação mais humana, integral e comprometida com a formação de pessoas conscientes e transformadoras. O Colégio Anchieta agradece a visita do professor Fernando e reafirma que as portas do nosso Casarão Amarelo estão sempre abertas.

Vamos juntos na construção de pontes para um novo mundo!

Por Camille Duarte, assistente de comunicação do Colégio Anchieta