Impactos causados pela empresa SpaceX como revolução (Maio/2024)

A empresa SpaceX foi fundada em 6 de maio de 2002 nos EUA por Elon Musk, tendo como principal objetivo revolucionar a tecnologia espacial e permitir que um dia as pessoas possam viver e acessar outros planetas, sendo o principal deles Marte. Sendo assim, essa empresa foi responsável por diversos experimentos que fogem ao padrão imposto por muitas companhias aeronáuticas, e seu desenvolvimento tende a crescer, tornando a exploração do espaço cada vez mais acessível.

Decorrente deste fato, há a necessidade de inovar o método de obtenção de energia por fissão nuclear (nome dado ao processo no qual o átomo é quebrado/dividido, gerando assim energia) ou fusão nuclear (ocorre quando o átomo se funde a outro, também liberando energia e formando um novo núcleo). Segundo Elon Musk, a fissão nuclear seria mais viável e segura para todos com a tecnologia atual, e também com uma possível diminuição de perigo durante a realização do processo.

Considerando a exigência por meios de obtenção de energia não poluentes, uma possível solução para todos os estigmas que estão sendo enfrentados em relação à poluição ambiental seria o uso do Hélio-3, descoberto recentemente em abundância na lua. Seu uso na fissão nuclear como matriz energética fará com que essa reação emita menos radiação do que muitos elementos químicos, o que é mais seguro, sem contar que a energia liberada durante o processo é maior quando comparada aos mesmos outros elementos.

Logo, o desenvolvimento de uma produção de energia evoluída traria avanços para a empresa e para nossa sociedade. Utilizar a fissão nuclear teria menos impactos negativos e um menor custo, já a fusão nuclear seria um investimento mais caro e com potencial destrutivo maior. De um panorama geral, isso resolveria todos os problemas relacionados ao uso de derivados de petróleo, responsáveis por eventos como o efeito estufa e a emissão de gases prejudiciais na atmosfera, preservando a saúde do nosso planeta e gerando um avanço tecnológico para o mundo.

Por Lana Paes Miranda e Lorenzzo Balistiero Rufino, Alunos da 1ª Série do Ensino Médio

Fontes:
https://canaltech.com.br/empresa/spacex/ ; www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe20129803.htm#:~:text=Conhecida%20como%20hélio-3%20