Jogos Jesuítas 2022 (Setembro/2022)

Tradição desde 1996, os Jogos Jesuítas, organizados por escolas da Rede Jesuíta de Educação, caracterizam um evento no qual diferentes escolas de diversas cidades do Brasil, as quais compõem a Companhia de Jesus, participam disputando torneios esportivos que visam o incentivo à prática do esporte, a coletividade e ao espírito de equipe dos alunos participantes.

O nosso Casarão sentiu emoção e gratidão pela oportunidade de sediar este evento, que possui como objetivo fortalecer a identidade inaciana, promovendo uma interação saudável entre os estudantes.

Na edição de 2022, além das equipes anchietanas, seleções do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro, e do Colégio Jesuítas, De Minas Gerais (Juiz de Fora), participaram das seletivas de vôlei, basquete, futsal e handebol, com equipes tanto femininas quanto masculinas, disputas acirradas e com emoções únicas e eletrizantes a cada jogo.

O Colégio Santo Inácio venceu grande parte dos jogos, mas disputou com a raça dos jesuítas e com a persistência anchietana ao longo de todo o evento. Os inacianos levaram a melhor no vôlei, no basquete e no handebol, tanto feminino quanto masculino, enquanto os jesuítas ficaram com a vitória do futsal na categoria de ambos os sexos e o Anchieta com os meninos como vice nas modalidades de basquete e handebol.

Como finalização do evento, uma festa, com direito a rodízio de pizza, Dj, luzes e muita música fechou a noite de sábado em grande estilo. Confraternização, companheirismo e espírito esportivo resumem bem o que foi a edição dos Jogos Jesuítas 2022.

Como dito em relatos dos próprios alunos e visitantes, o período de jogos é sempre emocionante, surpreendente e encantador. Mas esse, em especial, após dois anos intensos distante das quadras, os atletas e funcionários relataram, em seus olhares e atitudes para muito além da fala, o quão gratos e emocionados estão de vivenciar a energia do evento, a confraternização com pessoas de outras localidades e a oportunidade de aprendizado e desenvolvimento tanto pessoal como esportivo que cada um pôde vivenciar durante essa edição dos Jogos Jesuítas. Além disso, nós, membros da imprensa, mesmo fora das quadras, conseguimos sentir a cada jogada assistida, cobertura feita, fotografia tirada e vídeo gravado a intensidade e o efeito que esses jogos têm na vida de cada um, já que, seja de um atleta, treinador, plateia ou funcionário, todos fazemos parte da história desse evento e fomos presenteados com a dádiva de poder vivenciá-lo.

Entre grandes jogadas, gritos, cartões vermelhos e muita emoção, deixo aqui um desejo meu e de todos os alunos da Rede Jesuíta de Educação: que cheguem logo os próximos jogos!

Por Lívia Gazoni, aluna da 1ª série do Ensino Médio