Música e saúde mental: Já parou para pensar no assunto? (Abril/2024)

Como você está? Como está sua saúde mental? Já parou para pensar no assunto? Alguma vez refletiu se os seus pensamentos, ideias e sentimentos estão em harmonia? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe uma definição oficial para o conceito de saúde mental. O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida, e como o hábito de ouvir música ou tocar um instrumento pode nos ajudar a melhorar nossa saúde mental?

A música sempre teve uma forte influência na cultura e marcou gerações inteiras, inspirando e criando diferentes movimentos culturais. Seu surgimento está vinculado à comunicação, à dança e aos rituais e ao desenvolvimento da história. A música cumpriu papéis sociais. Algumas percepções não necessitam de estudo para serem percebidas, como, por exemplo, algumas músicas despertam sentimento de tristeza (Réquiem em ré menor K. 626 de Mozart) e outras de alegria (9ª Sinfonia de Beethoven, Ode À Alegria)A música desperta sentimentos!

A ciência conseguiu explicar por que a música tem o poder de nos despertar sentimentos e lembranças, sejam boas ou ruins. Diferentes funções cerebrais são ativadas, o que explica por que sentimos prazer ou desprazer quando uma música começa a tocar, até porque quando ouvimos uma música agradável o nosso cérebro tende a liberar a famosa endorfina que proporciona um alívio natural e a dopamina que tem a capacidade de provocar sensação de força, vivacidade, otimismo e energia.

Geralmente, nós escolhemos músicas que combinem com o nosso estado emocional atual, podendo nos manter em um estado de tristeza, raiva ou ansiedade, dependendo da situação, por mais tempo que o necessário, ou que possam nos auxiliar a mudá-lo para melhor. Para melhorar essa atividade para a mente, uma sugestão é ir mudando o tipo de música que se ouve em um momento de tristeza para algo mais sereno e otimista.

Quem toca um instrumento, conta com uma ferramenta incrível que estimula circuitos neuronais. Com isso, várias sinapses são ativadas, gerando respostas tanto psíquicas, motoras, ocasionando uma melhora dos padrões comportamentais que podem encorajar a expressar infinitos tipos de emoções, sem falar nas possibilidades de criar combinações melódicas que reflitam sentimentos.

Assim, como cantar, tocar ou ouvir uma boa música, você experimenta boas lembranças e sensações agradáveis. É essencial entender que a música contém ondas sonoras potentes. Além disso, a velocidade dessas ondas tem a capacidade de influenciar as nossas emoções e nos auxiliam a cuidar um pouco mais da nossa saúde mental, sendo muito importante ouvir e tocar música de qualidade, que nos ajudam a enfrentar esse nosso dia a dia.

Por Toninho, Professor de Música.