O Avanço do Futebol Feminino (Agosto/2023)

De uma maneira geral, o esporte é algo que traz diversos benefícios: a produção de endorfina (hormônio do bem-estar), socialização, estabilidade mental, controle físico, saúde, além de ser uma atividade de lazer.

Um esporte, muito popular, que aborda todos esses aspectos, mais o trabalho em grupo e um esforço individual, é o futebol. Além disso, trabalha várias partes do corpo, devido à exigência de forças musculares. A demanda física é extremamente alta, porém a mental também é algo muito utilizada, para ter uma visão de jogo, quando se dá determinado passe ou uma roubada de bola, também para criar certas estratégias e um controle maior da saúde psicológica, que ajuda a controlar as emoções e reações.

O futebol é um esporte muito antigo, porém para as mulheres nem tanto. Somente em 1979 elas foram inseridas nessa modalidade, no Brasil. Atualmente, mesmo depois de 44 anos,  enfrentam uma dificuldade enorme para conseguir ter sucesso. Hoje, temos alguns exemplos de mulheres que têm grande influência no futebol e que servem de inspiração para diversas outras jovens, como Marta, Megan Fox, Alisha Lehmann e Formiga.

Apesar de não conseguir passar da primeira fase na Copa do Mundo de Futebol Feminino neste ano, alguns avanços importantes puderam ser notados,como a transmissão dos jogos, propagandas diárias em TV aberta e fechada, decretos de órgãos públicos liberando seus funcionários para assistir aos jogos, conforme acontece no futebol masculino, e narradoras e comentaristas mulheres sendo destaques.

Avanços também no cenário local, aqui no Colégio Anchieta onde temos equipes de futebol feminino e alunas que se destacam neste esporte, fatos inusitados que até pouco tempo, ninguém imaginaria.

“Ter a oportunidade de jogar na França foi muito interessante e cheia de aprendizados. Os primeiros momentos foram muito legais, pois falei com novas pessoas, conheci culturas diferentes e vivenciei coisas incríveis que vou guardar para o resto da minha vida, uma oportunidade que o futebol me deu.  As primeiras partidas foram tranquilas, mas o último jogo foi mais difícil e, infelizmente, acabamos perdendo de 1×0 para a França e ficamos com o vice-campeonato. Mesmo perdendo, foi muito gratificante fazer parte desse momento.” -Relato de Bruna Rodrigues Gonçalves Ramos, aluna do 7° ano do Colégio Anchieta.

Enfim, o esporte é algo que deve ser priorizado na vida das pessoas, principalmente nos jovens, já que terão, através do esporte, oportunidades e aprendizagens incríveis que ficarão marcadas em suas memórias. Além de trazer benefícios para a saúde, o esporte também desenvolve habilidades emocionais, quando se aprende a perder, a dividir e a respeitar opiniões e regras. Assim ele é fundamental para apoiar tantos jovens com fragilidades emocionais.

Por Maria Luiza Lannes de Andrade, Aluna do 8º ano do Ensino Fundamental e Bruna Rodrigues Gonçalves Ramos, Aluna do 7º ano do Ensino Fundamental