O papel do professor na sociedade contemporânea (Outubro/2023)

O sistema de ensino nas escolas é um modelo criado no século XIX, com objetivo de educar alunos através do medo, da violência e do professor como uma figura tirana, assim como é evidenciado na música “Another Brick in the wall” da banda Pink Floyd. Porém, ao longo do tempo, diversas transformações ocorreram na sociedade, e atualmente, os professores são do século XX, enquanto os alunos do século XXI, o que causa desvalorização da profissão. Assim o papel do professor é muito importante, atualmente, por ter o contato humano.

Provavelmente, os professores da educação são essenciais na contemporaneidade, e com a crescente globalização e evolução da tecnologia, a informação está cada vez mais fácil de ser acessada e desusa pela internet. Contudo, apenas os professores têm a capacidade de organizar e moldar um caminho para que o indivíduo percorra e absorva as informações da maneira mais didática possível. Por tanto, essa profissão tem grande valor em guiar alunos através dos conteúdos educacionais.

Além disso, o corpo docente também possuiu seu valor por meio do contato físico e humano com os jovens e crianças em formação. Nesse sentido, os professores são uma das primeiras formas de contato com outros seres humanos na vida de uma criança, o que é muito importante na construção de relações interpessoais e socioemocionais. Também, a presença de um indivíduo na educação do jovem é benéfica para tornar o aprender mais experiente, com ensinamento de vida do professor e compartilhamento de vivências. Com isso, a presença de um mestre é benéfica.

Dessa forma, o papel do professor na sociedade contemporânea é extremamente importante para o aluno,pois ele é um guia nos estudos, constrói relações emocionais e compartilha experiências de vida.

Assim, o governo e as instituições de ensino, como escola e faculdades estaduais e municipais, devem valorizar a função do professor na sociedade atual, através de aumento salarial e debater entre os alunos sobre o tema, para evidenciar a importância da profissão e melhorar a educação.

Por Victor Nunes, Aluno do 3º Ano do Ensino Médio