Orgulho, saudade e realização (Junho/2024)

No último dia primeiro do mês de maio, completei 40 anos de vida. É inevitável, nessas datas marcantes, não sermos bombardeados por memórias, lembranças e muitas recordações. Algumas de longas datas, outras nem tanto. E, no meio dessas lembranças, pude perceber que muitas delas aconteceram no Colégio Anchieta. Isso porque eu sou ex-aluna dessa instituição, onde estudei durante toda a minha vida escolar (do primeiro ano da educação infantil até o último ano do ensino médio).

Durante o meu ensino superior, fui morar na cidade do Rio de Janeiro. Porém, nesse período, retornei algumas vezes ao “casarão amarelo”, inclusive no ano de 2015, quando eu me casei na capela do colégio.

Hoje eu vivo uma grande alegria por retornar ao Colégio Anchieta com os meus dois filhos. Arthur, com 5 anos, está matriculado no Pré 2, e Matheus, com 2 anos, está matriculado no Maternal 2.

Por tudo isso, transbordam em mim três sentimentos quando me refiro ao meu colégio: orgulho, saudade e realização. Sinto-me orgulhosa ao vivenciar o crescimento e desenvolvimento do colégio ao longo desses últimos anos, tanto na parte pedagógica, com a implementação do ensino bilíngue, quanto na parte estrutural (com quadras, ginásios, laboratórios, bibliotecas). E também no fortalecimento dos pilares religiosos que têm uma importância gigantesca na formação dos nossos pequeninos, principalmente nos dias atuais.

Sinto-me saudosa e até nostálgica quando vejo o que não mudou com o passar do tempo, como as tradicionais festas juninas e as famosas olimpíadas. Sem falar no pipocão e na cantina, que continuam no mesmo lugar.

Finalmente, sinto-me realizada por ter tido o privilégio de colecionar tantas experiências gostosas e poder revivê-las através de meus filhos. Posso então concluir que “o essencial é invisível aos olhos”. E o que é essencial para você? Para mim, o essencial está nas pequenas coisas, nos pequenos momentos que nunca e jamais serão esquecidos.

Mariana Malta Nascimento, Antiga Aluna