Pensamento Computacional e a Música (Novembro/2022)

Durante o 2º trimestre de 2022, trabalhamos aqui, no Colégio Anchieta (Nova Friburgo/RJ), o pensamento computacional, e todas as disciplinas tiveram envolvidas, o que seria mais fácil para algumas do que para outras, e na música, isso não foi diferente, como adaptar uma disciplina que lida diretamente com o sentimento e com os sentidos, como: o sentir, o tocar uma nota ou um ritmo e, além disso, adaptar ao projeto bilingue e à translinguagem.

Com auxílio do professor, a proposta foi adaptar uma composição coletiva com os alunos que teriam de responder duas perguntas. A primeira seria: De que forma eu quero contribuir com uma nota musical ou uma pausa? Caso o aluno escolha uma pausa, passamos para a próxima, e caso ele escolha uma nota, teríamos uma segunda pergunta como: Qual nota? Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si ou dó agudo? Tudo isso estava sendo escrito em um APP chamado Song Maker onde, após a conclusão da composição, os alunos teriam de escolher qual seria o instrumento: piano, violinos (violin), flautas (woodwinds), xilofones (marimbas) e sintetizadores (syntetizers). Após escolherem o andamento (tempo) e o nome da música, todo o processo foi conduzido pelo professor de música.

Como o APP é em inglês foi trabalhada a translinguagem. Uma parte da aula é em língua estrangeira, e também foi trabalhado o respeito com o amigo. Cada aluno, além de ter sua vez para contribuir na composição, teria de esperar a sua vez para contribuir, e também respeitar a opinião do outro, pois o andamento, tempo e o nome da música foram feitos por votação.

Após esse primeiro processo concluído, que leva em torno de uma aula, o arquivo é baixado do APP pelo professor em um pen drive e, em casa, ele faz o processo de produção da música adicionando bateria (drums), percussão (percussion) ou contrabaixo (bass gritar) e é feita a mixagem da música para apresentar aos compositores (alunos).

 Como atualmente a música tem o auxílio da tecnologia para a criação de novos sons, ideias e, até mesmo a possibilidade da utilização de instrumentos virtuais em APPs, como o GarageBand, GeoShredPlay, Mynth, PolyWave, dentre muitos outros, acabou se tornando uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da proposta do colégio para esse segundo trimestre, além de desenvolver a percepção musical ouvindo o som de vários instrumentos,desenvolver a criatividade e o respeito no processo de criação da música.

Por Antonio Carlos Lopes(Toninho), Professor de Música