Problemas posturais e as implicações no desenvolvimento humano (Novembro/2024)

Quando o assunto é saúde e bem-estar, logo pensamos em uma boa alimentação e na prática de exercícios físicos. Todavia, não podemos deixar de ressaltar que a boa postura também interfere diretamente na saúde física e mental, influenciando, assim, o bom desenvolvimento humano.

Hoje, já se identifica uma grande correlação entre o déficit de aprendizagem e algumas questões posturais significativas. Logo, a adoção de uma boa postura traz reflexos positivos em tudo que nos rodeia, numa relação direta com o mundo ao nosso redor. Ademais, não podemos deixar de registrar que nós, seres humanos, somos adaptáveis tanto a hábitos bons quanto a ruins.

Como exemplo disso, temos o uso excessivo de telas (seja de computador ou de smartphone), que, de forma geral, piora a qualidade de vida. Ao nos sentarmos diante de uma tela, seja para jogar videogame ou acessar redes sociais, acabamos perdendo a noção do tempo e, consequentemente, da necessidade de mantermos uma boa e correta postura; fato que, a longo prazo, pode trazer malefícios não só de natureza física, mas também psicológica.

Não há dúvidas de que as telas nos afastam das pessoas, dos ambientes sociais e nos subtraem o prazer de estar e conversar diretamente com os outros, cara a cara, olho no olho, além de nos afastar da prática de exercícios ao ar livre. Esse hábito maléfico — cada vez mais comum, presente e intenso na rotina das pessoas — nos mantém presos a um comportamento inadequado, direcionando-nos invariavelmente a práticas não inclusivas e antissociais.

Portanto, para termos uma vida equilibrada e saudável, tanto física quanto mentalmente, é imprescindível que nos preocupemos com aquilo que nos coloca em uma situação de boa postura.

Boa saúde e boa postura caminham de mãos dadas.

Mara Cipriano Machado, Fisioterapeuta – Crefito-2 41865