Projeto Five R’s do Colégio Anchieta de Nova Friburgo: Sustentabilidade e Educação Ambiental para um Futuro Melhor (Junho/2024)

O Colégio Anchieta Nova Friburgo, através do Projeto Five R’s, busca oportunizar à comunidade educativa contextos que possam promover continuamente a internalização do conceito de sustentabilidade, construindo uma nova cultura de atitudes, posturas e hábitos que promovam espaços e práticas integradas à ecopedagogia e à cidadania planetária. Dada a importância da experiência, seja ela direta ou indireta, o projeto visa formar uma comunidade atenta, ativa e reflexiva, visto que a memória, o entendimento, a imaginação e os sentimentos são essenciais para captar o significado e o valor da vida em todas as suas manifestações.

Conforme PE. Josafá (1995), no livro Meditações Ecológicas de Inácio de Loyola, Santo Inácio foi um homem que viveu a presença de Deus na própria vida e nas demais criaturas que integram o universo. Sua experiência de amor alcança dimensões cósmicas, penetrando em tudo aquilo que, mesmo singularizando uma experiência pequena e frágil, revela a presença Absoluta e Universal de Deus. Cada vida é um cenário da manifestação de Deus para Inácio. Tudo está cristificado e cheio de sentido.

O projeto Five R’s propõe ações que desafiam velhos moldes de aprendizagem e busca modificar a forma de aquisição de conhecimentos, explorando e valorizando novos espaços, incentivando o protagonismo de alunos e professores. Os espaços físicos bem gerenciados conduzem a uma aprendizagem mais autônoma, levando-os a trilhar pilares importantes: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

O projeto Five R’s busca incentivar a ecologia da vida cotidiana em ações que sejam capazes de criar uma rede de comunhão e pertença à Casa Comum, onde verdadeiramente seja internalizado o sentimento de “estar em casa”, vivenciando o princípio do Bem Comum e contemplando a necessidade da consciência sobre justiça intergeracional. A busca pelo Bem Comum inclui a preocupação com as gerações futuras, visto que a Terra que recebemos também pertence àqueles que virão.

Em certo momento de Educação Ambiental, Princípios e Práticas, o professor Genebaldo Freire Dias diz que “estamos como estamos, porque somos como somos”, sinalizando que o processo de se educar e conscientizar sobre o meio ambiente é um propósito que deveria estar enraizado na rotina de cada indivíduo no conceito da Ecopercepção. Ou seja, compreender as principais questões socioambientais, possíveis caminhos de solução em atitudes coletivas em vista da continuidade da teia da vida, a qual todos pertencemos e estamos interligados.

Nikolaas Sintobin, em seu livro A Alegria, Minha Bússola, afirma que a espiritualidade inaciana não é uma doutrina, mas se assemelha a uma caixa de ferramentas que possa preparar estudantes para interagir como parceiros de mudança, lidando com experiências que possuam significado e importância para o enfrentamento do devir.

O projeto Five R’s semeia esperança em suas ações: implementando a Ecocartilha que repensa o uso de materiais escolares, reflete sobre a pegada hídrica e orienta práticas em toda a comunidade escolar; amplia o uso de espaços ecológicos, como a Roça de Inácio, onde nossos alunos vivenciam situações do mundo real, aplicando o que aprendem no preparo do solo, no plantio, na manutenção e na colheita, refletindo sobre gestão de recursos naturais e a importância dos polinizadores; aprendem sobre a importância da compostagem e separação de resíduos orgânicos, respeitando o ciclo da vida; recolhem sementes no entorno do espaço Manresa e gerenciam o banco de sementes e o viveiro de mudas; aprendem o valor, o uso e a aplicação das plantas medicinais, cultivando-as em nossa Mandala Medicinal; e potencializam integrações em nossa trilha ecológica, onde observamos professores projetistas trabalhando objetos de aprendizagem em contextos naturais, fomentando em nossos educandos práticas de experiência, reflexão e ação por um mundo mais fraterno e solidário. Uma vez instrumentalizados, podem desfrutar de opções interiorizadas (ponto de vista pessoal e humano) e opções que se manifestam externamente (valores interiorizados que se incorporam à pessoa e impelem esse aluno a agir, contribuindo de forma inteligente e eficaz para o bem-estar da sociedade).

“Falo deste chão da nossa casa.
Vem que está na hora de arrumar.”

Com esperança, seguimos. Não há planeta B. Existe o aqui e o agora. É urgente solidificar a consciência planetária. Missão e Identidade. Mãos à obra!

“O contato com a natureza nos ajuda a olhar e refletir melhor nossos movimentos interiores.”

Por Elaine M. da S. Guaralde, Professora e Coordenadora de Cidadania Global