Tecnologia e Solidariedade: Impressoras 3D Salvando Vidas no Rio Grande do Sul (Julho/2024)
É um fato que a tecnologia vem avançando e se tornando parte do nosso cotidiano cada vez mais. Os dispositivos eletrônicos auxiliam em diversas pequenas tarefas do dia a dia. Além disso, um dos avanços mais explorados nos dias de hoje é a impressora 3D, aparelho que pode criar modelos para ajudar pessoas necessitadas, como as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.
O desastre que está acontecendo no estado do Rio Grande do Sul é devastador e já deixou mais de 30 mil famílias isoladas e sem acesso a recursos básicos. No entanto, profissionais já começaram o trabalho para ajudar essas pessoas por meio de projetos realizados com a impressora 3D. Uma dessas impressões é um dispositivo 3D que visa resgatar animais de grande porte que foram afetados pela tragédia. O modelo é capaz de fazer animais de até 500 kg flutuarem na água, permitindo assim seu resgate por terra.
Adicionalmente, outro dispositivo desenvolvido foi o Filtro de Impressão #H2OBAH. O objetivo desse projeto é fornecer filtros que possibilitam acesso rápido a água potável de maneira eficaz, devido à escassez de água tratada na região.
Portanto, conclui-se que aparelhos tecnológicos, como a impressora 3D, podem ser utilizados para além de tarefas do cotidiano ou exclusivamente científicas. Esses meios também são uma das formas de oferecer apoio àqueles que necessitam, assim como os moradores do Rio Grande do Sul.
Por Marina Freitas Huguenin, Guilherme P. Guidi, Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental