Tecnologia no Esporte de Alto Rendimento (Agosto/2023)

 O esporte tem crescido muito com o passar dos anos, dos implementos utilizados pelos atletas até a forma de se praticar.
 Essas mudanças no âmbito do esporte têm seguido um ritmo muito forte, tendo a tecnologia como grande aliada.
 Independente do que seja, essa importante ferramenta chega para modernizar e trazer novo olhar para o esporte de alto rendimento.
Por isso, os impactos da tecnologia causam muitas transformações e ainda são debates nos meios populares.

 A aproximação da tecnologia tem como função a melhora das disputas, no dia a dia das competições entre clubes ou atletas.
 Seja diretamente nas competições ou mesmo nos treinamentos para melhora da performance do atleta.

 Atualmente, um atleta de alto rendimento tem aplicativos que monitoram as suas atividades, os seus ganhos e perdas do dia a dia.
 Hoje, temos algumas tecnologias de nosso conhecimento e que são mais famosas, como VAR no futebol, o desfio no vôlei com câmeras precisas, GPS para acompanhar os dados de atletas durante competição entre outros que ajudam a evoluir os esportes de alto rendimento.

 Com toda essa informação, o que muda? O esporte tende a ser mais justo e competitivo sem tantos erros, lesões e sendo mais dinâmico. De modo geral, a tecnologia ainda vai ser mais bem empregada com passar dos anos, mas o início tende a ser não tão simples .

 A chegada da tecnologia em muitos âmbitos do esporte é positiva e está em um processo de expansão do profissional ao amador, e isso vai ser positivo e vai deixar o esporte cada vez melhor.
 Essa tecnologia pode ser empregada só em esporte de alto rendimento?
Não, no âmbito escolar, podemos usar através do celular, aplicativos de fácil uso para contagem de passos numa caminhada, gasto calórico etc.
Sem falar no uso de projetores, computadores, laboratórios, que podem complementar uma aula prática.
 Hoje em dia, os recursos são inúmeros, e a cada dia, a tecnologia avança mais e mais, e é possível implementá-la em diversas áreas, inclusive nos esportes e atividades físicas.

Por Giulia dos Santos Henriques, Aluna do 1° ano do Ensino Médio