Terra Consciente: Rumo a um Consumo Inteligente e Sustentável no Brasil (Agosto/2023)

“O consumo consciente é uma prática que deve ser executada sempre, independente da crise financeira”. No contexto da citação de Bruno Calil Fonseca, é de extrema relevância ressaltar que atualmente, a sociedade brasileira não consome de forma consciente, e muitas vezes gasta com muito mais do que o necessário. Isso ocorre, principalmente pela ausência de educação financeira e pela globalização.

Em primeiro lugar, e conveniente destacar que pela falta de educação financeira, o consumo da população cresce. De acordo com Dave Ramsey, “o dinheiro passa daqueles que não o administram para aqueles que o ad- ministram”. “Nessa perspectiva, convém reconhecer que quando a pessoa não recebe o ensino necessário para uma boa organização financeira, pode acabar tendo problemas futuros com consumo e com os gastos.

Ademais, torna-se imprescindível esclarecer que a globalização é um fator que aumenta o consumo da população. Segundo e escritor brasileiro José Saramago, a capacidade de produzir cada vez mais e com mais qualidade está acelerada e, a cada momento, as tecnologias geram novos produtos de consumo. Assim, observa-se que com a globalização, empresas têm maior visibilidade, desse modo, o número de compradores aumenta, e se torna mais difícil estabelecer consumo consciente no Brasil.

Logo, para instituir um consumo consciente na Terra canária, medidas devem ser tomadas. Portanto, a população brasileira deveria praticar ações, mesmo que simples, para um consumo sustentável, como reciclar, reutilizar materiais, e comprar apenas o necessário, para um consumo inteligente no Brasil.

Por Ana Beatriz Gonçalves, Aluna do 9° ano do Ensino Fundamental