Todo ato é um ato político (Novembro/2023)

É inegável que a política ocupa um grande espaço em nossas vidas como sociedade, e que existem diversas formas de manifestar ideais políticas. Sempre a cada quatro anos, cidadãos vão até as urnas e expressam suas vontades através do voto, escolhendo o candidato que mais os representará. O voto é a principal forma de proferir suas necessidades enquanto cidadão de uma comunidade, mas é importante destacar que, apesar de ser a mais comum, votar não é a única forma de expressar seus desejos de forma política.

Hoje, é possível notar cada vez mais um desinteresse pela política. A palavra política tem origem no grego “Politeia”, que pode significar tanto “Pólis”, a cidade-estado da Grécia antiga, quanto “sociedade”, ou seja, política é toda decisão tomada em sociedade que diz respeito ao povo de um local. Então, por mais que seja comum ouvirmos alguém dizer que “não gosta de política”, é impossível evitá-la no dia a dia, uma vez que ela está muito mais presente do que pensamos.

A política está tão inclusa no nosso cotidiano que, às vezes, nem percebemos que o que estamos praticando é um ato político. Expressar uma opinião na internet, por exemplo, é política. Participar de um debate em sala de aula, é política. Fazer um trabalho voluntário, é política. Mesmo sem perceber, ao praticar essas pequenas atividades, estamos realizando atos políticos.

Por Marina Freitas Huguenin, Aluna do 8º ano.