Você já imaginou o mundo sem Arte? (Outubro/2024)

Você já imaginou o mundo sem Arte? Façamos o seguinte exercício mental: primeiro, imagine o mundo sem cores. Nenhum vestido colorido, nenhuma capa de caderno estampada, nenhum quadro de Van Gogh, nenhum acorde de violão… nada, nadinha! Nenhum filme, nenhuma fotografia, nenhuma escultura… O mais total e completo mundo cinzento!

Agora, continue imaginando: como você se sentiria diante desse mundo árido e hostil, onde a arte foi totalmente suprimida? Será que você se sentiria representado? Acolhido? Feliz? Certamente, uma coisa eu posso te dizer: um mundo sem arte e, consequentemente, sem criatividade seria um mundo muito mais adoecido e triste. Perderíamos uma parcela importante de nossa humanidade; afinal, a arte salva!

A arte nos salva da mesmice, do cotidiano, do dia a dia enfadonho! A arte nos salva da tristeza! Nos salva da agonia de não sermos compreendidos! Nos salva do outro e de nós mesmos! Somente a arte salva!

Mas entenda: quando falo da arte, não estou falando apenas daquela arte presente em museus e galerias, aquela clichê e elitista (e que eu também amo!). Mas, sobretudo, falo da arte feita, sentida e pensada por mim e por você! Que preenche nossos pequenos hiatos cotidianos, do desenho no papel, do poema escrito no guardanapo. Falo da música que cantamos a plenos pulmões no engarrafamento que nos tira do sério! Das brincadeiras de roda com nossos filhos. Falo das fotografias de família que enchem as caixas empoeiradas! Dos vestidos floridos que insistimos em usar nos dias cinzentos! Falo da maquiagem colorida do Carnaval! Dos estojos cheios de canetinhas dispostas a pintar a vida com um toque de cor! Dos livros de poesia e dos quadros que penduramos em nossa casa!

Pensar em um mundo sem arte é pensar em um mundo onde a criatividade inexiste!

Na minha opinião, o grande papel da arte nas escolas é alimentar esse complexo e lindo sistema criativo! É alimentar nossa humanidade! É nos fazer sentir e perceber o mundo através desse olhar singelo e contemplativo! Uma sala de arte contém o mundo: sonhos, alegrias, desejos, frustrações! Uma sala de arte é, certamente, o lugar mais potente e transformador de uma escola! É lá que, entre desenhos, pinturas e colagens, organizamos nossas ideias, formamos nossas personas, construímos nossas narrativas! É lá que um sistema de cores e símbolos pode ser reunido para representar quem nós somos! É lá que podemos ser nós mesmos (e tantos outros!), acolhidos, representados e respeitados! Afinal, não se trata apenas de um desenho, um rabisco, uma pintura ou um recorte de papel. Trata-se de um pedaço de nós que é externado, deixado à mostra! Um trabalho artístico não é só um trabalho escolar! Muitas vezes, é tudo aquilo que somos! A arte sai de nós como um grito! A arte salva!

Queria eu que todos pudessem ver a beleza e o encantamento de uma turma de sexto ano trabalhando com pincéis e tintas em uma sala de arte! Ou o entusiasmo de uma turma de teatro quando descobre o tema do musical de final de ano! Ou que todos pudessem ver os desenhos que povoam aos montes os cadernos do nono ano! Os traços, as cores, as texturas, os sons, os gestos… somos criativos! Somos vivos! Coloridos e pulsantes! Somos plurais! Não existe singular na arte! Somos tantos e muitos! Nossa humanidade se faz presente sempre que alguém resolve pintar o mundo!

Vale a pena insistir: só a arte salva!

Por Ketrine Pinheiro, Professora de Artes e Teatro, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.