Benefícios da Natação Infantil (Fevereiro/2024)
A natação é um dos esportes mais praticados no mundo e uma das atividades mais completas e benéficas para a saúde. O esporte não traz somente a vantagem de aprender a nadar, contribui também para o desenvolvimento infantil.
A idade mais indicada para iniciar as aulas é a partir de seis meses de vida, assim o bebê já recebeu as primeiras vacinas, está imunizado contra algumas doenças e seu ouvido está desenvolvido por completo.
Em nosso parque aquático, não fazemos diferente, recebemos alunos de toda a comunidade a partir de seis meses de vida para aulas de Natação e também oferecemos aulas de Hidroginástica. Nossa piscina é coberta e aquecida, temos uma semiolímpica (25 m) e outra infantil. Contamos com uma excelente estrutura, vestiários amplos, estacionamento próprio, professores qualificados e diversos materiais para proporcionar a todos os alunos aulas divertidas e diferenciadas.
E, por que buscar tão cedo um esporte para a criançada?
Posso citar vários benefícios da Natação na Primeira Infância(0 a 6 anos), mas falarei sobre alguns deles que julgo como uns dos mais importantes.
A natação consegue trabalhar todos os músculos do corpo, auxiliando o desenvolvimento do tônus muscular, assim a criança irá engatinhar, sentar e caminhar com mais firmeza e segurança.
Durante as aulas, elas aprendem brincando técnicas de respiração e esses exercícios fortalecem a capacidade respiratória e ajudam também a aumentar a resistência imunológica do organismo.
Como qualquer outro esporte, a natação ajuda na socialização das crianças, ela começa desde pequeno a aprender sobre regras de convivência, respeitar o próximo, esperar sua vez, realiza atividades em grupos assim entendendo a importância de colaborar e aprende a lidar com possíveis frustrações.
Não posso deixar de falar sobre a prevenção de acidentes, o afogamento é a primeira causa de óbitos de crianças de 1 a 4 anos segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Pensando nisso, com atividades lúdicas as crianças aprendem a como se comportar em ambiente aquático e em caso de acidentes. Por tanto, saber nadar é uma prevenção e não uma garantia de segurança e também uma ótima escolha de atividade física.
Uma dica muito importante é nunca deixar uma criança sem supervisão de um adulto em uma piscina, mesmo que ela já tenha iniciado as aulas de natação e/ou se estiver usando boias e flutuadores como forma de segurança.
Precisamos incentivar bons hábitos para nossas crianças, como a prática de uma atividade física, para crescerem e se tornem adultos saudáveis.
Por Rosana da Motta Gomes, Antiga Aluna e Professora.