DISCORD: A rede social que também é ferramenta de estudo (Julho/2023)

A evolução dos meios de comunicação ao longo das décadas, logicamente, não isentaria o sistema educacional de mudanças gradativas, que permitem a otimização dos recursos didáticos de acordo com os avanços tecnológicos. Um exemplo disso é a plataforma de comunicação digital Discord, que permite que usuários de qualquer lugar do mundo se conectem a uma mesma rede, na qual podem se comunicar oralmente. Os grupos formados, ou como são chamados na plataforma, servidores, são espaços diversificados que permitem ao cliente e seus amigos debaterem diferentes temas, assentindo, em diferentes canais de texto, a separação desses para que não sejam misturados.

O Discord, inicialmente, foi planejado como um espaço dedicado à comunidade gamer, ou seja, àqueles que buscavam um meio para se comunicarem enquanto estivessem jogando online, mas com o tempo, os segmentos em que foi sendo adotado se diversificaram estando, hoje em dia, presente, por exemplo, em várias empresas que o usam para promover reuniões e, também, no meio educativo, uma vez que se mostrou extremamente proveitoso para o ensino, em especial, para os alunos que podem esquematizar seus planos de estudo, permitindo que cooperem uns com os outros para o melhor desenvolvimento acadêmico de cada um. Assim, alguns pontos são destacados no funcionamento do Discord. Confira alguns deles a partir das explicações abaixo.

1. Organização 

O Discord oferece uma organização eficiente para os tópicos de discussão, possibilitando sua separação em categorias distintas, com o intuito de evitar confusões, especialmente em conteúdos similares dentro de uma mesma disciplina. 

Além disso, é possível segmentar cada conversa em tópicos específicos, permitindo que os usuários discutam simultaneamente assuntos diferentes, sem incorrer em desentendimentos. 

Ademais, a plataforma permite a distribuição de cargos com restrições, de modo que membros com o cargo de “Monitor” possam responder à dúvidas e designar exercícios, enquanto aqueles com o cargo de “Estudante” possam resolvê-los, por exemplo.

2. Praticidade 

A plataforma digital possui uma interface interativa que é acessível a diversos tipos de usuários, sendo facilmente utilizável por, praticamente, qualquer um que conheça um pouco sobre esses meios de comunicação. Sendo assim, o Discord faz-se uma ferramenta de fácil acesso, cabendo àqueles que desejam ingressar na plataforma, apenas seguir instruções básicas já dadas pelo aplicativo para otimizar sua experiência.

Além disso, o Discord encontra-se disponível em diversos meios, podendo ser baixado em celulares, tablets, computadores e, até mesmo, videogames, permitindo que, quase efetivamente, qualquer um que consiga acessar um desses recursos tenha acesso à rede.

3. Recursos  

O Discord é repleto de tecnologias que melhoram a experiência do usuário em relação aos estudos, a mais notória delas é o compartilhamento de tela, que permite que um cliente mostre aos outros o que se passa na interface do dispositivo que está usando, podendo ajudá-lo com um exercício ou na criação de um resumo para determinado conteúdo, por exemplo. Ademais, os servidores (que, como já dito, são os grupos na plataforma) permitem a adição de bots aos canais de convivência entre os demais membros, que são usuários não reais pré-programados para cumprir determinada função. Em um contexto estudantil, os bots podem auxiliar os estudantes com exercícios e, propriamente, aprimorar o estudo.

A rede também apresenta um esquema de fóruns, o qual viabiliza a criação de subtópicos para questões rápidas e específicas formadas a partir da discussão de certo tema. Nesses fóruns, da mesma forma, o usuário pode a partir de uma dúvida usual, engajar outros estudantes a contribuir com suas respostas, visando a maior integração da comunidade.

Por Murillo Fernandes Rocha Guimarães e Pedro de Carvalho Wermelinger, alunos do 1° ano do Ensino Médio