O papel da sociedade perante as questões ambientais (Dezembro/2023)

“Os fatos não deixam de existir só por que são ignorados”. A partir da frase de Aldous Huxley, filósofo inglês, é possível estabelecer uma relação direta com a questão do dever da população na luta pelo meio ambiente, tema demasiadamente importante e recorrente, mas ignorado. Desse modo, a negligência governamental, assim como a não conscientização e uso adequado de recursos naturais, tem sido os principais desencadeadores da problemática. Dessa forma, é crucial a adoção de caminhos que visem alertar a sociedade acerca do seu papel perante as questões ambientais.

Em uma primeira análise, é válido ressaltar que o Governo Federal não tem atuado mediante aos problemas ambientais na contemporaneidade. Segundo dados retirados da revista G1, as emissões de poluentes na atmosfera, nos anos de 2018 até 2021, apresentavam um aumento de aproximadamente 10,7% ao longo dos anos. Tal acontecimento comprova a inoperância por parte dos Órgãos de poder que, como consequência, leva ao agravamento de práticas negativas, como o desmatamento de áreas florestais e a poluição de rios e córregos, as quais são reflexo da falta de leis bem executadas para punir e fiscalizar práticas ilegais. Por esse motivo, torna-se obrigatório o combate do problema em pauta.

Ademais, é indispensável citar o uso inadequado de recursos naturais como o principal promotor dos impasses ambientais. Seguindo essa lógica, Greta Thunberg, jovem sueca com grande influência mundial, defende a tese de que as grandes empresas devem mudar seu comportamento, para que a sustentabilidade seja alcançada. Análogo ao pensamento da jovem, está a exploração exacerbada e intensa, principal responsável pela emissão de poluentes na atmosfera, a qual é realizada especialmente por médias e grandes empresas que buscam a obtenção de matéria-prima.

Logo, a fim de despertar o papel da sociedade perante as questões ambientais, é preciso que o Ministério do Meio Ambiente, juntamente ao Governo Federal, promova uma melhora na fiscalização de leis já existentes, por meio da contratação de profissionais qualificados para realizá-la. Isso será feito com intuito de punir práticas ilegais, como as queimadas e garantir o bem-estar das espécies do Brasil. Somente assim, a frase de Aldous será levada em consideração, assim como a segurança do futuro.

Por Sofia Paladine Topini de Lima, aluna da 2ª série do ensino médio